Ambiente Em Destaque

Pneus velhos são reutilizáveis

Soluções que sejam inovadoras para o destino sustentável dos pneus usados.
Versão para impressão
por redação

A Valorpneu, entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, promove desde 2009 o Prémio Inovação Valorpneu, uma distinção que procura soluções que sejam inovadoras para o destino sustentável dos pneus usados. Em 2016 recolheu 83,5 mil toneladas de pneus usados, dos quais mais de metade foi reciclada.

A 8ª edição apresenta algumas novidades, como atribuição de duas categorias em que os candidatos podem desenvolver trabalho: “Negócios e Inovação”, onde receberá 25 mil euros e a “Comunidade e Educação”, onde tem como prémio 10 mil euros.

Bruno Pinelas, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, é o autor do projeto que recebeu uma menção honrosa ao Prémio INOV em 2009. Consiste na colocação de calçada portuguesa. É utilizada como matéria-prima o granulado produzido a partir de pneus velhos, substituindo, assim, os tradicionais paralelepípedos de pedra por outros semelhantes, mas em borracha.

Venex, que é um equipamento que pode reduzir a velocidade do carro, sem ação do condutor, sem desconforto ou travagens bruscas, é um dos candidatos à mais recente edição do prémio, cujo prazo de candidatura estará patente até 31 de janeiro de 2018.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório