Ambiente

Plástico reciclado pode revestir calçada

Chama-se "plastisoil" e é um novo material criado a partir de garrafas de plástico recicladas que pode ser usado no revestimento de pavimentos. Simultaneamente, pode ser assim reduzida a quantidade de lixo gerada por aqueles recipientes usados.
Versão para impressão
Chama-se “plastisoil” e é um novo material criado a partir de garrafas de plástico recicladas que pode ser usado no revestimento de pavimentos. Simultaneamente, pode ser assim reduzida a quantidade de lixo gerada por aqueles recipientes usados.

A novidade foi apresentada por uma equipa de investigação do Departamento de Engenharia Civil e do Ambiente na Universidade de Temple (EUA), liderada por Naji Khoury. “Ainda estamos a testar o plastisoil poroso para perceber se este reduz poluentes e tem a capacidade de filtrar”, refere o investigador na página web da universidade.

Para conseguir o plastisoil, o pó de PET – Polyethylene terephthalate, derivado de garrafas de plástico reciclável, foi misturado com terra quente e cascalho. Utilizando este material, poderá ser dada permeabilidade a passeios, parques de estacionamento e faixas de rodagem, porque os grãos constituintes no alcatrão permitirão que a água se infiltre e evite inundações.

Além disso, o fabrico deste produto requer menos energia e gastos, relativamente ao uso do cimento e outros materiais de construção convencionais, dizem os investigadores.

A equipa de Naji Khoury já começou a testar a consistência e eficácia do material ao pavimentar uma calçada no exterior do edifício principal da Universidade de Temple.

[Notícia sugerida pela utilizadora Elsa Sal]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub