Inovação e Tecnologia

Planos de emergência podem ser consultados online

A partir desta quarta feira, a população em geral pode consultar dezenas de planos de emergência de todo o país, ao abrigo do Sistema de Informação de Planeamento de Emergência (SIPE), ficando assim a par das diferentes fases de resposta em situação
Versão para impressão
A partir desta quarta feira, a população em geral pode consultar dezenas de planos de emergência de todo o país, ao abrigo do Sistema de Informação de Planeamento de Emergência (SIPE), ficando assim a par das diferentes fases de resposta em situação de risco. 

Em http://planos.prociv.pt estão disponíveis quase 40 planos de emergência, não só municipais, mas também de nível distrital e supra distrital, como o Plano de Risco Sísmico da Área Metropolitana de Lisboa, que abrange mais do que um distrito (Lisboa e Setúbal).

À agência Lusa, o diretor da unidade de planeamento da ANPC, Carlos Mendes, explica que os conteúdos da nova plataforma “ficam acessíveis ao público nas suas componentes não reservadas”, mas também “mediante password a utilizadores credenciados, ou seja, autoridades de proteção civil”.

“É uma base de dados na medida em que permite a consulta rápida desses planos. Estarão disponíveis todos os planos de emergência de segunda geração à medida que foram aprovados. Nesta altura contamos com 39 planos, a totalidade dos que já foram aprovados”, avançou o responsável.

Para o secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, o facto de os cidadãos poderem consultar informação relativa às condutas que devem tomar em caso de emergência e aos meios envolvidos na resposta a essas situações “permite a compreensão do próprio papel que o cidadão tem para se proteger a ele, à sua família e aos seus colegas e vizinhos, o que é muito importante”.

Vasco Franco salientou ainda que a disponibilidade dos planos “para todos e em qualquer local” aumenta “o grau de exigência”. “A possibilidade de comparações vem estimular a exigência”, declara à agência Lusa.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub