Ciência

Planetas formam triângulo raro este fim de semana

Este fim de semana, Mercúrio Vénus e Júpiter vão organizar-se numa conjunção pouco comum, à hora do lusco-fusco, formando um triângulo brilhante.
Versão para impressão
Este fim de semana, Mercúrio Vénus e Júpiter vão organizar-se numa conjunção pouco comum, na zona oeste do céu, à hora do lusco-fusco, formando um triângulo brilhante. Se o tempo estiver limpo, será possível observar facilmente o fenómeno a olho nu.
 
Segundo a Agência Espacial Norte-americana (NASA), as conjunções de três planetas são relativamente raras. A última ocorreu em Maio de 2011, e a próxima só volta a verificar-se em Outubro de 2015. 
 
Este triângulo é particularmente especial porque envolve três dos planetas mais brilhantes do firmamento durante o mês de Maio – Vénus, Júpiter e Mercúrio – pelo que o triângulo devera ser visível mesmo em locais urbanos, com muita luz artificial. 
 
A melhor altura para observar o fenómeno será meia hora depois do por do sol, altura em que os três planetas estarão sobre a linha do horizonte.
 
Os astrónomos da NASA recomendam que se recorra à luz de Vénus, o planeta mais brilhante e que surge mais cedo no céu, para encontrar, com o olhar, os dois planetas que estarão por perto. Quanto mais escuro ficar o céu, mais fácil será observar o triângulo planetário a olho nu.  
 
Esta conjunção em triângulo tem vindo a verificar-se há alguns dias, e vai prolongar até 27 de Maio, mas a noite de dia 26 será o auge deste fenómeno que oferece um fim de tarde especial. 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub