Ciência

Planetário com palestra gratuita sobre exoplanetas

Este sábado, o Planetário Calouste Gulbenkian acolhe a sessão mensal das Noites no Observatório Astronómico de Lisboa (NOAL) com a palestra, às 21:30, sobre exoplanetas.
Versão para impressão
Este sábado, o Planetário Calouste Gulbenkian acolhe a sessão mensal das Noites no Observatório Astronómico de Lisboa (NOAL)  com uma palestra, às 21:30, sobre exoplanetas. Após a palestra há um breve espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário e observações astronómicas até às 24:00.

A palestra é subordinada ao tema “À procura de novas Terras” e será realizada pelo astrónomo Pedro Figueira, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Desde a deteção do primeiro exoplaneta (planetas que habitam fora do nosso sistema solar), em 1995, já foram detetados mais de 2.000 planetas em torno de outras estrelas, planetas esses com uma gama de propriedades que desafiam tanto a imaginação como várias teorias científicas.

Nesta palestra, Pedro Figueira vai percorrer a história da deteção e caracterização de planetas extrassolares, passando pela busca de planetas com as mesmas propriedades da Terra e a participação portuguesa naquela que é uma das mais importantes questões científicas dos nossos tempos.


As sessões Noites no Observatório Astronómico de Lisboa realizam-se, habitualmente no último sábado de cada mês no Observatório da Tapada da Ajuda mas este mês realiza-se no Planetário Calouste Gulbenkian por motivo de obras de manutenção no Observatório Astronómico de Lisboa.

O acesso às atividades é livre mas exige uma inscrição prévia, já que existe um número máximo de participantes. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub