Saúde

Plaforma online oferece cursos grátis sobre dor

A Fundação Grünenthal acaba de lançar uma plataforma interativa de e-learning do programa PAIN EDUCATION, que incluiu cursos para o tratamento da dor crónica, com acesso e utilização gratuita.
Versão para impressão

A Fundação Grünenthal acaba de lançar uma plataforma interativa de e-learning do programa PAIN EDUCATION, que incluiu cursos para o tratamento da dor crónica, com acesso e utilização gratuita. O objetivo é optimizar e contribuir para melhores resultados no controlo da dor.

Um dos focos do PAIN EDUCATION é melhorar a comunicação entre médicos e doentes: “Para o tratamento da dor é fundamental não só ter atenção aos aspetos relacionados com a patologia e com as medidas farmacológicas, mas também é preciso que o médico se empenhe na comunicação adequada com o seu doente”, explica Jorge Brandão, médico e membro do Conselho de Administração da Fundação Grünenthal.

A falta de formação para o correto controlo e tratamento da dor tem sido uma barreira que a Fundação Grunenthal quer abater. Nesse sentido, em 2011, foram realizados 40 cursos de formação a 1.259 profissionais de saúde pelo país. Só em 2011, a Fundação Grünenthal conseguiu formar mais de mil profissionais de saúde.

Para este ano, a formação médica contínua vai prosseguir com a realização de workshops sobre a dor crónica e neupática, cursos para tratar a dor moderada e intensa, e ainda formação através da plataforma gratuita on-line PAIN EDUCATION.

O PAIN EDUCATION está inserido na campanha internacional Change Pain apoiada pela EFIC (European Federation of IASP chapters), que visa aumentar o conhecimento sobre as necessidades dos doentes no seu diagnóstico e tratamento.

Este novo conceito de formação, baseado na aprendizagem molecular, é constituído por quatro ferramentas formativas. Cada módulo tem a duração de 1 hora e para obter diploma de conclusão é necessário obter uma classificação igual ou superior a 80%.

A dor crónica é uma situação de dor persistente, e se não for adequadamente tratada, a qualidade de vida das pessoas poderá ser gravemente afetada. Em Portugal, a dor crónica já afeta mais de 3 milhões de portugueses.

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com maior afluência ao estudo da dor e respetivo tratamento.

Para acesso à formação interativa consulte: www.change-pain.com.pt ou http://www.pain-cme.net/.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório