Saúde

Pílula contracetiva masculina mais perto da realidade

Investigadores do Instituto de Biotecnologia da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) estão a desenvolver um método contracetivo masculino, reversível, que não é composto por hormonas mas tem capacidade para inibir os espermatozoides.
Versão para impressão
Investigadores do Instituto de Biotecnologia da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) estão a desenvolver um método contracetivo masculino que tem capacidade para inibir os espermatozoides.

Segundo o comunicado da Universidade, esta será uma pílula com efeitos secundários muito reduzidos e que vai atuar unicamente durante o período de administração. A descoberta resulta de um estudo realizado à composição dos espermatozoides, com o intuito de evitar o processo de fecundação.

Com esta investigação a equipa da UNAM percebeu que os espermatozoides têm canais iónicos, denominados CatSpery e Slo3, que são proteínas fundamentais para controlar o percurso do espermatozoide. Assim, conclui-se que o bloqueio destes canais pode levar à supressão da função reprodutiva.

Uma vez que os canais iónicos existem exclusivamente nos espermatozoides, a criação de um fármaco capaz de inibir estas proteínas não terá efeitos secundários noutras células do corpo.

Neste momento, os investigadores estão a desenvolver pesquisas para encontrarem inibidores específicos dos referidos canais e, posteriormente pretendem aplicar técnicas de eletrofisiologia e fluorescência de forma a identificar os compostos mais promissores para evitar o processo de fecundação.

A investigação é liderada pelo Dr. Alberto Darszon, em conjunto com outros colaboradores dos Institutos de Fisiologia Celular e de Biotecnologia da UNAM e com o Dr. Arturo Picones, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, que tem liderado projetos do mesmo âmbito nos últimos 12 anos.

Pode consultar o comunicado da Universidade AQUI.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub