Ciência

Picos de felicidade ocorrem aos 23 e aos 69 anos

O pico da felicidade no ciclo da vida ocorre aos 23 e e aos 69 anos. As conclusões são de um estudo do Centro de Desempenho Económico da Escola de Economia de Londres, que analisou e comparou as expectativas de cada um nas diferentes fases da vida.
Versão para impressão
O pico da felicidade no ciclo da vida ocorre aos 23 e e aos 69 anos. As conclusões são de um estudo do Centro de Desempenho Económico da Escola de Economia de Londres, que analisou e comparou as expectativas de mais de 20 mil pessoas em diferentes fases da vida.
 
De acordo com os investigadores, o início dos 20 anos são cheios de esperança e ricos em perspetivas para o futuro, o que faz com que os níveis de satisfação pessoal e de felicidade atinjam os 10%. 
 
Tudo muda quando, ao chegar aos 30, começamos a ser confrontados com as grandes desilusões da vida. A partir daí, seguem-se décadas de expectativas em queda, que atingem os valores mais baixos por volta dos 55, que é quando se sente mais arrependimento e frustração pelos sonhos e ambições não concretizadas.
 
Mas a dita “crise de meia-idade” não dura muito. Segundo o estudo, citado pelo Daily Mail, os níveis de satisfação e felicidade voltam a crescer logo depois dos 55, atingindo um novo pico máximo aos 69. 
 
Aparentemente, quando se tem 68 anos, criam-se menos expectativas quanto ao futuro e é mais fácil aceitar aquilo que a vida nos deu, pelo que a probabilidade de desilusão e desapontamento é muito menor. 
 
A investigação foi levada a cabo pelo especialista alemão Hannes Schwandt e baseou-se nos níveis de felicidade de 23.161 pessoas, com idades entre os 17 e os 85 anos e de nacionalidade alemã.
 
Schwandt é docente e investigador na Universidade de Princeton, nos EUA, estando atualmente a desenvolver trabalhos enquanto professor convidado na London School of Economics. 

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Clique AQUI para aceder ao estudo completo (em inglês).

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub