Saúde

Pêssegos, ameixas e nectarinas beneficiam saúde

Os componentes bioativos dos pêssegos, das ameixas e das nectarinas podem ser um aliado no combate à diabetes e às doenças cardiovasculares, mostrou um estudo norte-americano.
Versão para impressão
Os componentes bioativos dos pêssegos, das ameixas e das nectarinas podem ser um aliado no combate à diabetes e às doenças cardiovasculares. A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo Texas AgriLife Research, nos Estados Unidos, que aponta estes frutos com caroços como uma “arma de defesa”.



De acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira pelo Texas AgriLife Research, os componentes destes três frutos podem ter um impacto positivo no chamado “síndrome metabólico”, responsável pela obesidade e consequentes inflamações.



“Os nossos estudos mostraram que algumas frutas com caroço, nomeadamente pêssegos, ameixas e nectarinas, têm componentes fenólicos com propriedades anti-inflamatórias, anti-diabéticas e anti-obesidade”, afirma Luis Cisneros-Zevallos, cientista alimentar na AgriLife Research.



Estas propriedades são, também, importantes no combate do colesterol LDL, aquele associado às doenças cardiovasculares. O investigador avançou que, face ao aumento dramático do número de casos de obesidade, cresce igualmente a preocupação com as doenças que ela possa desencadear.



O estudo efetuado detetou, pela primeira vez, em frutas, elementos bioativos capazes de atuar em diferentes frentes de uma doença, através de substâncias como antocianinas e ácido clorogénico, com ação em células distintas.



Os cientistas pretendem continuar os estudos, sendo a próxima etapa destinada aos testes em ratos. Os resultados deverão ser apresentados em Agosto na American Chemical Society, em Filadélfia (EUA).



Clique AQUI para aceder ao comunicado (em inglês).  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório