Cultura

Perto de 300 filmes para ver no IndieLisboa

Com a exibição de 289 filmes, a 13.ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa arranca esta quinta-feira com o mais recente cinema nacional e internacional.
Versão para impressão
Com a exibição de 289 filmes, a 13.ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa arranca esta quinta-feira com o mais recente cinema nacional e internacional. Este ano, destaque para a retrospetiva de Paul Verhoeven, o realizador do mítico RoboCop, que também estreia em Lisboa o seu mais recente filme.
 
O festival abre com o novo filme de Whit Stillman e encerra com a mais recente obra de Mia Hansen Love, numa espécie de posfácio às retrospetivas que o IndieLisboa dedicou a este realizador e a esta realizadora em 2015.
 
Assim, no dia 20 de Abril, pelas 21h30, a cerimónia de abertura conta com “Love & Friendship”, de Whit Stillman, numa viagem literária até ao conto de Jane Austen que a mestria do realizador transformou numa divertida comédia de costumes. 

Mia Hansen-Løve venceu o prémio de melhor realizadora no Festival de Berlim com a sua última obra. Isabelle Huppert, a protagonista de “L'avenir”, é uma professora de filosofia que procura reencontrar-se depois da morte da mãe, da traição do marido e de uma certa estagnação profissional. A sessão de encerramento do festival realiza-se depois da cerimónia de entrega de prémios, no domingo, dia 01 de Maio.
 
No dia 25 de Abril, às 18h30, no Grande Auditório da Culturgest, serão recordadas as cartas que António Lobo Antunes escreveu à sua mulher, Maria José (interpretados, no filme, por Miguel Nunes e Margarida Vila-Nova), durante a Guerra Colonial na sua comissão de serviço em Angola. Ivo Ferreira, realizador de “Cartas da Guerra”, materializa a escrita de António Lobo Antunes com a ajuda da fotografia de João Ribeiro.
 
Novo filme do realizador de RoboCop

Entre a programação de 2016, destaque para a retrospetiva integral da obra cinematográfica de Paul Verhoeven, realizador holandês cuja carreira em Hollywood projetou mundialmente. Afinal, quem não se lembra de filmes como Instinto Fatal, Total Recall, RoboCop e Showgirls?.
 

Além da retrospetiva do realizador holandês, o IndieLisboa exibe também o mais recente filme de Verhoeven, “Elle”, protagonizado por Isabelle Huppert e que integra a competição deste ano do festival de Cannes. 

Um outro homenageado no âmbito da secção “Herói Independente” é o ator e realizador Vincent Macaigne que vem a Lisboa mostrar porque já foi considerado o melhor sucessor de Gérard Dépardieu nos palcos e ecrãs franceses (além de ator e realizador de cinema, Macaigne é simultaneamente omnipresente no teatro enquanto actor e encenador).

A retrospetiva do “furacão” Macaigne (quase trinta filmes como actor, dois filmes realizados e inúmeras presenças em teatro, isto tudo na última meia dúzia de anos) seleciona alguns dos melhores filmes em que o francês participa como ator e exibe também os dois filmes realizados por Macaigne.


Novidade: Maratona Boca do Inferno

Entre as novidades deste ano, destaque para uma maratona noite dentro com filmes da secção Boca do Inferno – obras de realizadores que avançaram por territórios ainda por desbravar.

São eles os monstros criados pela psique adolescente (Der nachtmar), póneis alucinados (Lesley the Pony has an A+Day), monstros humanos criados pela força de uma burocracia interminável (Un monstruo de mil cabezas), flatulências mortíferas (The Procedure) e monstros do terror clássico, como as bruxas do muito aguardado The Witch, de Robert Eggers. Para quem tiver coragem de a enfrentar, a maratona acontece no dia 23 de Abril, a partir das 23h30 no Cinema Ideal.

 
O festival decorre de 20 de Abril a 1 de Maio na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca e Cinema Ideal e os bilhetes começam a ser vendidos a partir de 6 de abril. O programa completo do evento pode ser consultado no site http://www.indielisboa.com.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório