Saúde

Perneiras com molas facilitam caminhadas

Fazer desporto e caminhadas faz bem à saúde. Mas no caso de pessoas que passam demasiado tempo a pé (como os carteiros) ou que têm alguma limitação físicas, como as pessoas idosas, estas perneiras com molas podem ser uma excelente solução.
Versão para impressão
Fazer desporto e caminhadas faz bem à saúde. Mas no caso de pessoas que passam demasiado tempo a pé (imaginemos por exemplo os carteiros) ou que têm alguma limitação de locomoção, como as pessoas idosas, estas perneiras que ajudam a caminhar podem ser uma excelente solução. 
 
Investigadores da Universidade de Carnegie Mellon e da Universidade de North Carolina (ambas nos EUA) uns criaram umas perneiras que vêm equipadas com um exosqueleto mecânico capaz de reduzir o esforço físico de caminhar.

Usar este equipamento equivale a tirar de cima o peso de uma mochila de 4,5 quilos, dizem os investigadores citados por um comunicado de imprensa da National Science Foundation, que financiou o estudo.


O equipamento é fruto de oito anos de investigação e resulta de uma análise exaustiva da biomecânica do sofisticado método de locomoção do ser humano. 

Os investigadores perceberam que, durante a caminhada, os gémeos gastam energia desnecessária, entre o momento em que o pé se levanta e volta a assentar no chão.

A fim de eliminar este desperdício de energia, que acelera o desgaste físico, a equipa criou umas perneiras que ligam, com um elástico, a barriga da perna ao calcanhar, impulsionando e facilitando o movimento de andar.


O principal desafio foi criar um exosqueleto muito leve (a fim de não penalizar o esforço dos utilizadores). Após varias tentativas, os investigadores acabaram por criar um equipamento de fibra de carbono ultraleve e funcional, que pesa o equivalente a usar uma bota em casa pé.

Agora, os investigadores pretendem usar o mesmo tipo de mecânicas para criar exosqueletos que ajudem pessoas com dificuldades motoras. 


Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório