Mundo

Peritos estudam plano B para resgatar mineiros

As autoridades chilenas começam esta segunda-feira os trabalhos de perfuração do solo para o resgate dos 33 mineiros bloqueados a 700 metros de profundidade desde o dia 5 de agosto. Os peritos estão a estudar soluções alternativas para encurtar para
Versão para impressão
[Fotografia:© AFP]

As autoridades chilenas começam esta segunda-feira os trabalhos de perfuração do solo
para o resgate dos 33 mineiros bloqueados a 700 metros de profundidade
desde o dia 5 de agosto. Os peritos estão a estudar soluções
alternativas para encurtar para dois meses o resgate dos mineiros, em
vez dos três a quatro inicialmente previstos.

“Temos uma alternativa para desenhar um plano B com uma sonda, que consiste em alargar um poço piloto que já estamos a fazer”, explicou aos jornalistas no local Walter Herrera, gerente da Geotec, a empresa que participa nos trabalhos.

Para realizar esse trabalho será preciso uma perfuradora especial, uma Schramm T-130, que permite escavar um buraco com cerca de 75 centímetros de diâmetro, e que avança cerca de 20 metros por dia com um alcance até aos 700 metros de profundidade.

André Sougarret, responsável pelas operações de resgate, confirmou também que “estão a ser avaliadas alternativas”. As autoridades chilenas não confirmaram este plano alternativo que prevê a antecipação do resgate.

Sobre o estado psicológico dos mineiros, o ministro da Saúde, Jaime Maalich, disse que “houve grandes progressos do ponto de vista anímico que indicam que se alguns mineiros tinham mostrado sinais de depressão recuperaram de forma evidente”.
 
Foi possível entretanto fazer chegar jogos, leitores de Mp3, um projetor de vídeo com jogos de futebol gravados, camas de campanha e dados para os operários se poderem entreter.

Domingo passado cada mineiro teve a oportunidade de falar via telefone durante um minuto com um familiar.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório