Em Destaque Negócios e Empreendorismo

Peras e maçãs portuguesas a caminho do Peru

Portugal assinou, esta semana, os acordos que permitem aos operadores nacionais exportar pera e maçã para o Peru já na próxima campanha agrícola, revela uma nota do Ministério da Agricultura. As negociações de exportação agrícola para a América Latina são uma prioridade do executivo.
Versão para impressão
por redação

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, afirma tratar-se “de mais um importante passo no processo de abertura de mercados de países terceiros para a fruta nacional, um processo no qual o Governo tem colocado especial empenho”.

A abertura do mercado do Peru, com mais de 31 milhões de habitantes, segue-se à abertura da Colômbia para o leite e produtos lácteos e para pera rocha, cuja primeira exportação se concretizou em dezembro de 2016.

Ainda na região da América do Sul estão em curso negociações com a Venezuela e com Cuba igualmente para leite e produtos lácteos, e ainda para peixe no caso de Cuba.

Luís Vieira realçou “a importância estratégica de manter a dinâmica exportadora do setor agrícola, reforçando-a com novos destinos comerciais que seguramente constituirão novas oportunidades para a produção nacional e um forte estímulo ao investimento”.

Por essa razão, o Governo tem mantido uma forte aposta na região do Médio Oriente, da qual resultou já a abertura do mercado de Israel para a exportação de ovinos, estando em curso negociações com a Líbia.

Noutra região do globo, a abertura do mercado da China para a carne de porco encontra-se em fase final de negociação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório