Gastronomia

‘Peixe em Lisboa’ de volta à capital de 3 a 13 de Abril

Esta quinta-feira, pelas 18h, arranca aquela que será a 7ª edição do 'Peixe em Lisboa'. A iniciativa decorre no Pátio da Galé (Terreiro do Paço), e vai contar com apresentações de cozinha por conceituados chefes nacionais e internacionais, bem como u
Versão para impressão
Esta quinta-feira, pelas 18h, arranca aquela que será a 7ª edição do 'Peixe em Lisboa'. A iniciativa decorre no Pátio da Galé (Terreiro do Paço), e vai contar com apresentações de cozinha por conceituados chefes nacionais e internacionais, bem como um mercado de produtos 'gourmet' para prova e aquisição.
 
Até dia 13 de Abril, haverá ainda restaurantes com degustações de peixe e marisco portugueses, aulas de cozinha, harmonizações enogastronómicas, debates e concursos temáticos. 
 
Entre os chefes de cozinha convidados nesta edição, destaque para o belga Lionel Rigolet (do restaurante 'Comme Chez Soi', em Bruxelas, detentor de duas estrelas Michelin, no dia 10 de Abril) e para o italiano Moreno Cedroni (do restaurante 'Madonnina del Pescatore', em Ancona, também ele com duas estrelas Michelin,  no dia 9 de Abril).
 
As honras vão também para o espanhol Josean Alija (do restaurante Nerua do Museu Guggenheim, em Bilbau, com uma estrela Michelin, no dia 8 de Abril) e para o brasileiro Thiago Castanho (do restaurante Remanso do Peixe, em Belém do Pará, no dia 4 de Abril). A 6 de abril, as atenções vão para o chef Leandro Carreira, que ao longo dos últimos anos tem sido o braço direito de Nuno Mendes, no londrino 'Viajante'.                                              
 
O cartaz de apresentações de cozinha ao vivo terá ainda a participação de nomes consagrados da cena gastronómica portuguesa, como Pascal Meynard (do hotel Four Seasons Ritz Lisboa, a 6 de Abril), Hélio Loureiro (chefe da Seleção Portuguesa de Futebol, a 7 de Abril),Vitor Sobral (da 'Tasca' e 'Cervejaria da Esquina', a 13 de Abril), entre outros.
 
O número recorde de expositores, mais de 80, faz do Mercado Gourmet outro dos espaços mais tentadores desta 7ª edição do 'Peixe em Lisboa'. Pela primeira vez, a Sala do Risco do Pátio da Galé será totalmente transformada num outro mar de produtos gourmet, que incluem peixes, conservas, azeites, queijos, doçaria tradicional, gelados, chocolates, vinhos e demais tentações que os visitantes poderão provar e comprar. 
 
Em funcionamento contínuo, do meio-dia aÌ€ meia-noite, estarão 10 restaurantes, incluindo os de José Avillez e de Vítor Sobral. Além disso, a programação do 'Peixe em Lisboa' contempla ainda a realização de aulas de cozinha diárias, em que mediáticos chefes ensinarão truques e dicas úteis para o dia-a-dia. 
 
Espaço ainda para três debates especializados: dia 4, a especialista e investigadora gastronómica Paulina Mata convida chefs de cozinha a falar sobre as potencialidades culinárias da pele do peixe; dia 7, José Avillez desafia personalidades de diferentes áreas para uma reflexão sobre criatividade; e dia 8, é proposto 'Um Olhar Exterior sobre a Cozinha Portuguesa', a partir das visões do crítico gastronómico espanhol Carlos Maribona . 
 
Dia 9 de Abril, disputa-se 'O Melhor Pastel de Nata' entre as pastelarias Aloma, Alcoa, Balcão do Marquês, Biarritz, Casinha do Pão, Chique de Belém, Cristal, Fim de Século, Hotel Altis, Mafraria, Nilde, entre outras.
 
As entradas são de 15 euros por pessoa, sendo que o preço inclui duas degustações de 5 euros no período de almoço, de segunda a sexta-feira, e uma senha de degustação de 5 euros, no restante período do dia e ao fim de semana. No 'Dia Económico', que se repetirá este ano, a 7 de Abril, ao longo de todo o dia, os visitantes receberão duas senhas de 5 euros. 

Conheça, em detalhe, toda a programação do 'Peixe em Lisboa' AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub