Ciência Em Destaque

Pedro Morouço distinguido com prémio internacional “Hans Gros Emerging Researcher Award”

Investigador do Politécnico de Leiria é o primeiro português premiado na área da Biomecânica
Versão para impressão
por redação

Pedro Morouço, investigador e docente do Politécnico de Leiria (IPLeiria), é o primeiro português distinguido com o prémio “Hans Gros Emerging Researcher Award”, que reconhece a excelência em investigação. O docente tem realizado investigação na área da Biomecânica da Natação, e o seu trabalho tem sido disseminado mundialmente. “Este prémio representa o reconhecimento internacional do trabalho de investigação que tenho vindo a desenvolver, e que tem contribuído concretamente para fomentar novas metodologias de trabalho e para a criação de novas parcerias internacionais, que permitem novos avanços no conhecimento científico na área da biomecânica”, sublinha Pedro Morouço.

A Sociedade Internacional de Biomecânica do Desporto atribui anualmente a nível mundial o “Hans Gros Emerging Researcher Award” para premiar quem se tenha destacado na carreira de investigação, nomeadamente na produção de ciência de elevada qualidade. Este ano a cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Colónia, na Alemanha, onde Pedro Morouço, enquanto vencedor, foi convidado para apresentar o seu trabalho, numa palestra na conferência anual desta sociedade internacional. Como reflexo da internacionalização do seu trabalho, o investigador do Politécnico de Leiria já havia recebido o convite para dinamizar duas palestras aos treinadores de natação italianos, país onde a natação apresenta excelentes resultados competitivos.

Pedro Morouço é licenciado e mestre pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. É investigador integrado e responsável pelo Grupo de Biofabricação do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Politécnico de Leiria, é coordenador do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens do Politécnico de Leiria, e coordenador do Departamento em Motricidade Humana e Linguagens Artísticas. Pedro Morouço leciona em diversas licenciaturas e mestrados do IPLeiria, e em outubro de 2016 foi nomeado diretor na área de formação da Federação Portuguesa de Natação.

Em 2014 Pedro Morouço foi o vencedor do “Hans Gros New Investigator Award”, com os seus estudos em torno da performance em natação de alto nível. Dos seus trabalhos conta com a coedição de três livros e é autor de mais de 100 trabalhos publicados em livros, revistas de renome e conferências internacionais. As suas principais áreas de interesse na investigação são a otimização do rendimento desportivo e as características biofísicas para o movimento humano.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório