Em Destaque Mundo

Peças portuguesas em Museu no Luxemburgo

A exposição serve para mostrar parte de acontecimentos históricos nacionais
Versão para impressão
por redação

Foi inaugurada no Luxemburgo uma exposição com 150 peças, provenientes, na maioria, do Museu Nacional de Arte Antiga, para mostrar como os descobrimentos portugueses ligaram o mundo. A exposição “Drawing the World” (“Desenhando o Mundo”) ficará patente ao público entre os dias 28 de abril e 15 de outubro, no Musée National d’Histoire et Art (MNHA). A exposição será acompanhada por um ciclo de conferências dedicadas a temas de história da arte portuguesa.

A exposição conta com obras raras, como marfins de produção africana do início do século XVI, marfins, joias e mobiliário de origem indo-portuguesa, uma tela com vista de Goa, antigo território sob administração portuguesa na Índia.

Também vão ser exibidos um conjunto de têxteis e porcelanas de fabrico chinês, peças japonesas nambam, entre elas uma espingarda de cano lacado e uma amostra representativa da importação de gemas do Brasil, especialmente uma custódia incrustada e joias de adorno feminino. Vai ser destacado, também, um conjunto de alabastros ingleses do século XV, ilustrando a abertura do mercado português às mais sofisticadas produções europeias, e obras de ourivesaria gótica de oficinas portuguesas.

Os comissários desta exposição são Conceição Borges, Luísa Penalva e Miguel Soromenho.

O Musée National d’Histoire et Art assinala, num texto sobre exposição, que “Portugal criou, a partir do século XV, um império global que estendeu a sua influência da África aos confins da Ásia e ao Brasil. Além da ligação entre estes territórios longínquos, através da famosa rota do Cabo – uma viagem aventurosa entre Lisboa e Goa – os portugueses ativaram também redes de comércio local que se estenderam por todo o Oriente”.

A exposição vai recordar a mudança a nível global provocada pelos descobrimentos, com impacto no comércio, na diplomacia, nas artes, e até na vida quotidiana.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório