Cultura Em Destaque

Peça foi eleita para o Portuguese Emerging Art Catalogue 2017

Teapot’set de João Abreu Valente selecionado para catálogo de arte
Versão para impressão
por redação

O trabalho do jovem designer industrial João Abreu Valente, Teapot’set, foi escolhido para figurar no Portuguese Emerging Art Catalogue 2017, uma iniciativa da EMERGE – Associação Cultural para a Promoção da Arte Contemporânea, que será publicado em maio.

A peça foi selecionada pelo júri segundo sete critérios: contexto do trabalho artístico, inovação e originalidade, fundamentação, enquadramento e exposição, comunicação, impacto e qualidade.

Teapot’set é um serviço de chá que sai da forma de seu próprio bule. O processo utilizado em Teapot’set é uma apropriação da técnica de enchimento tradicional em cerâmica. O barro líquido é vazado em diferentes quantidades para dentro do molde. Para o bule, o molde é enchido até o topo enquanto para a chávena de chá o molde é cheio apenas a 75%. Teapot’set é mais que um conjunto de objetos, é a visualização de um processo que explora o momento de transformação de forma a gerar novas possibilidades. É um sistema de objetos que são a sua própria fábrica, onde o desempenho dos materiais é registo formal do processo.

Toda a abordagem processual é focada no momento da própria transformação, onde cada ação tem uma relevância formal para assim gerar sempre um novo objeto com uma nova função. Por outras palavras é um sistema onde a “forma e função seguem o processo”.

Recorde-se que o Teapot’set, um bule que produz o seu próprio serviço de chá, é uma coleção que já arrecadou vários prémios de design: Primeiro Prémio na Homeless Design Competition durante o Salone de Mobile, em Milão, em 2013; o Be Open’s Young Talent Award, em 2014 e o Prémio Finalistas Daciano da Costa, em 2015.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório