i9magazine

PAVNEXT soma prémios

Versão para impressão

O sistema PAVNEXT (Pavement Energy Efficient Extractor), um pavimento que permite a redução do número de acidentes e da sua gravidade, que produz energia elétrica pela passagem dos veículos e que utiliza uma cobertura superficial feita de borracha resultante da reciclagem de pneus usados, acaba de vencer o concurso Inov.Ação Valorpneu 2018, na categoria de Negócio & Inovação, em ex-aequo com outro projeto (www.inovacaovalorpneu.pt/).

O sistema foi apresentado por Francisco Duarte, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) no âmbito do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvest Solutions (https://pavenergy.dec.uc.pt), coordenado por Adelino Ferreira e cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

“A parte superior do sistema é produzida através de um granulado fino de borracha resultante da reciclagem de pneus usados em conjunto com uma matriz polimérica, conferindo-lhe caraterísticas similares às do pavimento rodoviário”, explicam os responsáveis do projeto.

Desde 2016 que o PAVNEXT não para de somar prémios. Venceu a primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária, a competição nacional do ClimateLaunchpad, o concurso Big Smart Cities Portugal e o prémio “Urban Transitions” na final europeia do ClimateLaunchpad, entre outros.

O Prémio Inov.Ação Valorpneu visa distinguir grandes “ideias verdes”, novos serviços, produtos ou tecnologias relacionadas com os pneus usados ou materiais derivados da sua reciclagem.

O conteúdo PAVNEXT soma prémios aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub