Fitness & Bem-estar

Pavilhão tailandês nos jardins de Belém

Uma obra única, coberta de folhas de ouro, embeleza agora os jardins de Belém, em Lisboa. O pavilhão tailandês foi oficialmente inaugurado, esta semana, e assinala 500 anos de amizade entre os dois países.
Versão para impressão
Uma obra única, coberta de folhas de ouro, embeleza agora os jardins de Belém, em Lisboa. O pavilhão tailandês foi oficialmente inaugurado, esta semana, na presença da princesa herdeira da Tailândia, Maha Chakri Sirindhorn e assinala 500 anos de amizade entre os dois países.

O pavilhão tailandês foi construído em Banguecoque e transportado de barco até ao Jardim Vasco da Gama em Belém, numa viagem de poucos dias, seguindo um percurso semelhante ao que os marinheiros portugueses fizeram há cinco séculos, quando pela primeira vez chegaram àquele país asiático.

Foi em 1511 que o navegador português Duarte Fernandes chegou a Ayuthaya, capital do Reino do Sião. Recebido na corte do rei Ramatibhodi II, deu início a uma aliança entre os dois países que se mantém até hoje.

Dourado e com quatro aberturas remete para a cidade dos anjos, Banguecoque, e para o Mosteiro dos Jerónimos, obra que inspirou o arquiteto Athit Limmu e que acabou por representar o “símbolo da amizade” entre os dois países.

O telhado foi coberto com placas que se assemelham à pele de um dragão ou às escamas de um peixe, enquanto os pináculos são anjos estilizados. Na parte de baixo existe um quase varandim inspirado nas ogivas dos Jerónimos em tons verdes. Porém, é o dourado a cor dominante, conseguida com mil finas folhas de ouro.

A Câmara de Lisboa deu apoio logístico à estrutura, que demorou seis meses a ser construída na Tailândia, depois dos três meses que Athit Limmun dedicou a conceber o projecto. O pavilhão está montado no jardim de Belém desde o fim do ano passado.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório