Sociedade

Paulo Pimenta vence Prémio de Fotojornalismo

As nove fotografias de Paulo Pimenta que retratam a desativação da ferrovia do Sabor conquistaram o primeiro Grande Prémio Internacional de Fotojornalismo 2010, promovido pela associação Estção Imagem, sediada em Mora (Alentejo). Ao todo, 636 reporta
Versão para impressão
As nove fotografias de Paulo Pimenta que retratam a desativação da ferrovia do Sabor conquistaram o primeiro Grande Prémio Internacional de Fotojornalismo 2010, promovido pela associação Estção Imagem, sediada em Mora (Alentejo). Ao todo, 636 reportagens foram submetidas ao único concurso deste género existente em Portugal.

Paulo Pimenta, de 40 anos, é fotógrafo do jornal Público. A sua reportagem incide na linha ferroviária do rio Sabor, em Trás-os-Montes, desativada em 1988, e valeu-lhe agora um prémio de 7.500 euros.  

Outras sete categorias foram ainda distinguidas, com prémios no valor de 2.500 euros cada: Notícias, Vida Quotidiana, Retrato, Ambiente, Artes e Espetáculos, Desporto e Especial 2009 – Ano de Eleições. 

O júri internacional foi constituído por Aypery Ecer, da agência Reuters, Daphné Anglès, do jornal New York Times, Magdalena Herrera, da revista francesa Geo, e Francesco Zizola, fotojornalista da agência Noor.

Prevê-se que os trabalhos vencedores sejam expostos já no mês de maio.

Segundo o comunicado oficial da Estação Imagem, Luís Vasconcelos, diretor da associação, anunciou na cerimónia de entrega de prémios que a segunda edição do Prémio, em 2011, contará com duas categorias especiais: uma sobre 2010, Ano Europeu do Voluntariado, e outra que irá premiar um filme-documentário de três minutos.

A Estação Imagem é uma associação cultural sem fins lucrativos, com o objectivo de estudar, debater e divulgar todos os aspectos ligados à imagem com particular incidência na fotografia através da realização de projectos de cariz documental.

Curiosamente, a sede da associação está projetada na estação ferroviária da vila alentejana de Mora, também ela encerrada e cedida pela REFER à autarquia daquela localidade.

[notícia sugerida pela utilizadora Mónica Ribeiro]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório