Ambiente

Parque eólico português entre os maiores do mundo

Constituído por 120 aerogeradores e uma capacidade total instalada de 290 MW, o Parque Eólico do Alto Minho encontra-se em 13º lugar entre os 20 maiores de todo o mundo. A infraestrutura inaugurada em 2008 marca, assim, a diferença, numa lista domina
Versão para impressão
Constituído por 120 aerogeradores e uma capacidade total instalada de 290 MW, o Parque Eólico do Alto Minho encontra-se em 13º lugar entre os 20 maiores de todo o mundo. A infraestrutura inaugurada em 2008 marca, assim, a diferença, numa lista dominada pelos Estados Unidos.

O empreendimento gerido pela empresa VentoMinho é composto por cinco subparques, localizados em Paredes de Coura, Monção, Melgaço e Valença, e uma infraestrutura de ligação direta à rede elétrica nacional. A energia eólica ali produzida corresponde é equivalente ao consumo de 300 mil lares, o que permite poupar cerca de 500 mil toneladas por ano em emissões de CO2.

O Parque do Alto Minho, que representa um investimento superior a 300 milhões de euros, foi essencialmente erguido para que Portugal desenvolvesse o seu potencial como país exportador de energia.

No topo da lista dos maiores parques eólicos encontra-se o Horse Hollow Wind Energy Center, nos EUA, com uma capacidade total de 736 MW, conseguida através do funcionamento de mais de 400 aerogeradores.

Neste ranking, divulgado pelo Portal Energia, constam ainda parques situados na Bélgica, Espanha, Índia e Reino Unido.

[Notícia sugerida pela utilizadora Fátima Leão]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório