Ambiente

Parque do Gerês recebe prémio da UNESCO

Portugal e Espanha recebem este sábado, Dia Internacional da Biodiversidade, um diploma da UNESCO para o parque transfronteiriço do Gerês/Xurês, classificado como uma reserva da biosfera. Este é o quinto prémio atribuído pela UNESCO a parques e habit
Versão para impressão
Portugal e Espanha recebem este sábado, Dia Internacional da Biodiversidade, um diploma da UNESCO para o parque transfronteiriço do Gerês/Xurês, classificado como uma reserva da biosfera. Este é o quinto prémio atribuído pela UNESCO a parques e habitats naturais portugueses.

“A UNESCO tem uma iniciativa para salientar e premiar os parques de preservação da biodiversidade e de habitats naturais. Portugal já candidatou vários locais, vários ecossistemas”, afirmou a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, citada pela agência Lusa.

O primeiro foi no Ribatejo, o Paul do Boquilobo, na junção do Almonda com o Tejo, e tem outros três nos Açores: Graciosa, Flores e Corvo.

No ano passado foi seleccionada a candidatura a reserva mundial da biosfera do Parque Luso-Galaico Gerês/Xurés, coberto pelo Parque Natural Peneda-Gerês e Parque espanhol do Baixo/Límia.

Dulce Pássaro afirmou ter combinado com a ministra espanhola receberem juntas amanhã o diploma, uma vez que a candidatura foi conjunta. O diploma será entregue numa cerimónia que decorrerá em Ourense, Espanha.

À espera de decisão da UNESCO está a candidatura apresentada por Portugal das Berlengas, em Peniche. “As Berlengas foram candidatas. Foram sugeridas algumas reformulações na candidatura, que estão a ser processadas. As Berlengas estão a fazer caminho para ser classificadas também pela UNESCO”, acrescentou.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório