Sociedade

Paredes adere ao uso de bicicletas de uso partilhado

NULL
Versão para impressão
Tal como já acontece em Aveiro e Cascais, o município de Paredes, no distrito do Porto, resolveu implementar o uso partilhado e gratuito de bicicletas. A iniciativa, designada por BIP, passa por disponibilizar aos residentes e visitantes um meio de transporte urbano alternativo, saudável e amigo do ambiente. O lançamento ocorre já no dia de amanhã, 31 de maio.

A BIP está disponível na cidade de Paredes, num percurso de sensivelmente 20 quilómetros, ao longo do qual estão distribuídos cinco locais de aparcamento: Parque José Guilherme (frente ao Palácio de Justiça), Av. Francisco Sá Carneiro, Rua Padre Marcelino (Parque da Cidade), Largo da Feira e Rua Campo das Laranjeiras (junto às Escolas).

O sistema de uso partilhado de bicicletas é de utilização gratuita, e implica apenas o pagamento de uma cota anual de 5 euros no momento da requisição do cartão de utilizador, disponível no Balcão Único do Município de Paredes.

Segundo comunicado do município, além dos benefícios ambientais, económicos e energéticos, o conceito de mobilidade urbana pretende estimular a prática desportiva e hábitos de vida saudável junto da população.

Celso Ferreira, presidente da autarquia, salienta: “o lançamento deste sistema de uso partilhado de bicicletas constitui um marco de extrema relevância na estratégia de poupança e eficiência energética no Concelho, assim como na política de mobilidade da cidade de Paredes.”

A diminuição da ocupação do espaço público, da circulação automóvel na via pública e da poluição ambiental e sonora na cidade de Paredes, são efeitos imediatos desta iniciativa.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório