Desporto

Para-atletismo: Portugal arrasa em Mundial

Nove medalhas de ouro, cinco de prata e nove de bronze. Os atletas portuguesas arrasaram no 9.º Campeonato do Mundo de Pista Coberta INAS, que decorreu entre 9 e 14 de Março em Ancona, em Itália, arrecadando um total de 23 medalhas.
Versão para impressão
Nove medalhas de ouro, cinco de prata e nove de bronze. Os atletas portuguesas arrasaram no 9.º Campeonato do Mundo de Pista Coberta INAS, que decorreu entre 9 e 14 de Março em Ancona, Itália, arrecadando um total de 23 medalhas. 

Os resultados permitiram a Portugal sagrar-se tetra campeão no campeonato do mundo para atletas com deficiência intelectual.

A seleção masculina obteve 85 pontos, deixando para trás a França e a Espanha. Já a seleção feminina, com 61 pontos somados, ficou à frente da Ucrânia e da França.

“Ambas [as seleções] comprovaram o favoritismo, naquela que é a quarta vitória consecutiva”, diz em comunicado a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD).

Além de nove medalhas de ouro conquistadas na prova, a atleta Ana Filipe também foi considerada a Atleta dos Campeonatos.

Sete medalhas de ouro em dois dias

A seleção começou com o pé direito logo no primeiro dia: o atleta Cristiano Pereira tornou-se campeão do mundo na prova de 1.500 metros, batendo um novo recorde no campeonato. Seguiu-se Lenine Cunha, que voltou a conquistar o título de campeão mundial de pentatlo e obteve ainda o 2.º lugar em triplo salto com a melhor marca da época (13.04 metros).

Raquel Cerqueira também obteve a melhor marca da época em triplo salto, com 8.64 metros, e trouxe para casa uma medalha de bronze. No pentatlo a medalha de bronze foi conquistada por Ana Ramos.

O balanço do primeiro dia foi positivo para os atletas portugueses: em cinco medalhas conquistadas, quatro foram de ouro e uma de bronze.

No entanto, o segundo dia da prova foi ainda mais avassalador. Com 13 medalhas conquistadas a somar às cinco do primeiro dia, Portugal conquistou 18 medalhas: três de ouro, quatro de prata e seis de bronze.

Ana Ramos conquistou a medalha de ouro na prova de marcha (tempo registado: 23.13.25) e foi a atleta que mais se destacou na prova de estafeta feminina, apoiada por Ana Filipe, Raquel Cerqueira e Maria Sousa. O atleta Pedro Isidro também teve direito a medalha de ouro nos 3000 da especialidade (12.54.88). 

O último dia viu a seleção portuguesa conquistar cinco medalhas adicionais, das quais quatro foram de ouro.

O crédito vai para os atletas Ana Filipe e Lenine Cunha, que terminaram as competições de salto em altura em 1.º lugar. Cristiano Pereira também obteve a 1.ª posição na prova dos 800 metros, enquanto que a equipa de estafeta feminina (Ana Ramos; Raquel Cerqueira; Maria Sousa e Ana Filipe) conquistou ouro nos 4×400 metros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório