Mundo

Paquistão elege ministra dos Negócios Estrangeiros

NULL
Versão para impressão
Hina Rabbani Khar, de 34 anos, é agora ministra dos Negócios Estrangeiros do Paquistão. Khar é a primeira (e mais jovem) mulher responsável pela pasta. A entrega do cargo foi feita na ausência do presidente, Asif Ali Zardari, por este se encontrar em visita oficial no Afeganistão.

Para o presidente Zardari, esta nomeação é, segundo a Reuters, “uma demonstração do compromisso do Governo em trazer as mulheres para o mainstream da vida nacional” e acrescentou que iria “enviar sinais positivos sobre a leve imagem do Paquistão”.

O Paquistão é um dos mais restritivos países no que diz respeito aos direitos das mulheres. A mais conhecida paquistanesa com carreira política é Benazir Bhutto, ex-primeira ministra e primeira mulher chefe do governo muçulmano. Bhutto acabou por ser assassinada em 2007.

Shaukat Tarin, antigo ministro das finanças, disse à Reuters que este “não será um caminho fácil devido aos problemas complexos que o Paquistão enfrenta e pela forma como a política externa está articulada no país, onde existem muitos grupos de influência com os quais Khar terá de trabalhar”. Para Tarin, “isto irá realmente testar a sua maturidade”.

Image and video hosting by TinyPicApós a saída do ministro Shah Mehmud Qureshi, a pasta dos Negócios Estrangeiros estava vazia no Paquistão.

Hina Rabbani Khar, vinda de uma família política do sul do Punjab, é filha de um grande titular de terras e possui um mestrado em Hospitalidade e Turismo da Universidade de Massachusetts. Após ter pertencido a um partido filiado com o ex-líder militar, general Pervez Mushrraf, Khar foi ministra do Estado para os Assuntos Económicos e Estatística, e e pertence agora ao Partido Popular do Paquistão (PPP).

No próximo dia 26 de julho participará numa visita a Nova Deli, promovendo a reabertura do diálogo entre o Paquistão e a Índia, cujas relações estavam cortadas desde 2008.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório