Ambiente

Panda gigante já não está em perigo de extinção

De acordo com relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), divulgado este domingo, o panda gigante está, por agora, livre do perigo de extinção. Nos últimos 12 anos, a população adulta desta espécie aume
Versão para impressão
De acordo com relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), divulgado este domingo, o panda gigante está, por agora, livre do perigo de extinção. Nos últimos 12 anos, a população adulta desta espécie aumentou em 200 exemplares.  

O 4.º inquérito nacional, realizado na China, aponta para uma população estimada de 1.864 pandas gigantes – um valor que exclui os bandas bebés com menos de 1.5 anos. Acrescentando os dados destas crias, o número ascende a 2,060 pandas gigantes. Ambos os valores colocam a espécie no nível de proteção D1, ou seja, vulnerável. Em 2004, havia apenas 1.500 pandas no mundo. 

 
Segundo o relatório da  União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), divulgado este domingo, é nas montanhas Minshan (China) que se encontra o maior grupo de população adulta da espécie, com mais de 400 exemplares a viver na zona.

Habitat natural cresceu 17%
 
O mesmo documento indica que os vários inquéritos realizados a nível nacional entre 2011 e 1024 indicam que o declínio da população foi travado com sucesso e que a população de pandas gigantes começou finalmente a aumentar. 
 
A preservação e o aumento, em cerca de 17%, do seu habitat natural, fator que foi alcançado através de políticas que proíbem a desflorestação e que apostam na reflorestação. O relatório alerta, contudo, para o perigo que das alterações climáticas que podem afetar o crescimento do bambu – o alimento preferido destes mamíferos. 

Notícia sugerida por António Resende

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório