Cultura

“Ouvir” literatura portuguesa

NULL
Versão para impressão
O projeto “O Livro” é um dos candidatos à iniciativa “Faz – Ideias de Origem Portuguesa” da Fundação Gulbenkian, em conjunto com a Fundação Talento. O objetivo é dar a todos a oportunidade de conhecer a literatura portuguesa através de um programa de rádio onde os livros possam ser lidos.

A ideia é de Teresa Henriques, de 32 anos, escultora. Com a ajuda de Joana Mendonça, economista, e Duarte Henriques, engenheiro informático, o projeto tornou-se mais abrangente, incluindo um público de crianças, doentes e cegos.

Segundo declarações de Teresa Henriques ao jornal Público, este projeto pretende valorizar a cultura do nosso país, que “é conhecido mundialmente pelos seus escritores”.

A iniciativa “O Livro” consiste num programa de rádio onde os livros da literatura portuguesa são lidos, capítulo a capítulo, num horário programado. Autores como Eça de Queiróz, José Saramago ou Fernando Pessoa são alguns dos nomes que se vão poder ouvir.

O projeto tem pretende ser integrado numa rádio nacional que aceite introduzir na sua estrutura este tipo de emissão. A equipa aposta numa rádio cujo público-alvo seja “mais maduro, que saiba dar valor a um bom livro”.

A rádio é um bom veículo para este tipo de iniciativa cultural, visto que consegue chegar a um público vasto, mesmo às “famílias portuguesas mais pobres”, e, assim, divulgar a nossa literatura.

Para conseguir mão-de-obra, a equipa conta com o apoio das universidades, através de estudantes de dicção e letras para ler os livros, de multimédia para a edição dos programas, etc.

Existirá ainda, segundo Teresa Henriques, “uma plataforma online onde os livros estarão disponíveis, as pessoas fazem download e vão ouvindo”. Deste projeto poderá surgir ainda o aluguer que livros audíveis em locais públicos como cafés, praias e jardins, contando com gravações em inglês e francês, para levar a divulgação da literatura portuguesa até aos turistas.

Clique AQUI para aceder às 10 ideias finalistas do concurso.

[Notícia sugerida por Sérgio Gonçalves]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório