Espetáculos e Exposições

“Óscares” dos Museus chegam a Penafiel em 2012

NULL
Versão para impressão
Penafiel vai receber, em 2012, a Gala de atribuição dos prémios European Museum of the Year Award, conhecidos como os “Óscares” dos museus, ao qual concorrem cerca de 50 candidatos.

Em 2012, Penafiel organiza a Gala de atribuição de prémios aos museus da Europa sob a tutela do European Museum Forum, organismo internacional que tem o patrocínio do Conselho da Europa e tem como patrona a Rainha Fabíola, da Bélgica.

A escolha desta cidade foi anunciada, dia 22 de Maio, na atribuição dos prémios do museu europeu, em Bremerhaven, na Alemanha, pelo European Museum Forum (Fórum Europeu de Museus).

A atribuição dos prémios terá lugar a partir de dia 17 de maio terminando com uma Gala no dia 20, de acordo comunicado da Câmara Municipal de Penafiel. Os museus candidatos são cerca de de 50, dos quais sete são portugueses.

“Trazer para Penafiel, para Portugal, um evento desta natureza é não só uma honra, como também uma enorme alegria e uma idêntica responsabilidade. Em 2012 teremos em Penafiel a presença dos melhores Museus da Europa, cabendo-nos o privilégio de organizarmos os ´óscares` dos museus”, explicou Alberto Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

“Estamos a falar de um evento, de âmbito cultural, que é uma referência internacional na área da museologia e que espelha igualmente a altíssima qualidade e credibilidade que o nosso Museu Municipal já alcançou”, acrescentou o autarca.

Em 2010 o Museu Municipal de Penafiel chegou à fase final do prémio internacional EMYA 2010, do European Museum Fórum, e é detentor do prémio de Museu Português do ano atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

[Notícia sugerida por António Moreira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório