Gastronomia

Os melhores vinhos para acompanhar sardinha assada

NULL
Versão para impressão
Conde Vimioso tinto 2009, Conde Vimioso rosé 2010 e Piornos Reserva tinto 2007. Estes são, por esta ordem, os vinhos ideais para acompanhar a tradicional sardinha assada, segundo os resultados de uma prova de inédita realizada este mês em Lisboa.

A oferta de vinhos em Portugal é tão variada que nem sempre é fácil encontrar a garrafa perfeita para determinado prato. Ajudar o consumidor nessa complicada e importante tarefa é um dos principais objetivos do projeto lançado pela assessora gastronómica Alexandra Maciel. Ao longo de um ano serão realizadas 50 provas de harmonia entre pratos tradicionais portugueses e vinhos portugueses que, depois, vão dar origem a um livro a editar no final de 2012.

A originalidade deste projeto consiste em incluir entre o júri pessoas que não estejam diretamente ligadas ao setor, de maneira a conseguir uma avaliação transversal, isto é, que inclua a opinião de críticos especializados mas também de consumidores sem grande conhecimento de causa, próximos dos habituais clientes da restauração portuguesa.

A primeira prova, que decorreu a 25 de outubro no restaurante Verde Gaio, em Campo de Ourique, envolveu a participação de mais de 20 convidados entre eles jornalistas, especialistas gastronómicos, enólogos e representantes da indústria. Numa prova cega, os jurados foram convidados a pontuar, de 0-20, os vinhos que melhor combinavam com a sardinha assada.

Nesta prova de harmonia participaram 13 vinhos – 3 brancos, 2 rosés e 8 tintos – que representavam 8 regiões, a saber: Vinhos Verdes, Douro, Beiras, Dão, Tejo, Lisboa, Setúbal e Alentejo.  D     

Este projeto, pioneiro em Portugal, pretende incentivar o gosto pela ligação harmoniosa entre o vinho e a comida; promover o bom serviço de vinhos nos restaurantes; incentivar a oferta de produtos nacionais nos restaurantes e a sua procura por parte dos clientes; incentivar o consumo (moderado) de vinho português e divulgar a gastronomia nacional.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório