Em Destaque Sociedade

Os artigos mais peculiares leiloados em 2017

Entre os artigos que mais se destacaram nas várias casas de leilões, em todo o mundo, encontram-se uma tigela chinesa, a Bíblia mais pequena do mundo e uma carta escrita a bordo do Titanic.
Versão para impressão

Todos os anos, as casas e plataformas de leilões são referenciadas em todo o mundo devido aos objetos mais raros e curiosos que são leiloados. O ano 2017 não foi exceção e fica marcado pelo leilão de vários artigos, que incluem o meteorito mais antigo do planeta Terra e a obra de Leonardo da Vinci, ‘Salvator Mundi’, considera a mais valiosa de sempre.

A Catawiki, portal de leilões na Internet, compilou alguns dos objetos que mais se destacaram ao longo do ano, e que se tornaram notícia:

– ‘Salvator Mundi’ de Leonardo Da Vinci, a obra mais cara de sempre

Leiloado em novembro pela Christie’s em Nova York, esta obra de Leonardo Da Vinci, que estava dada como desaparecida, tornou-se notícia depois de ter sido vendido por 382 milhões de euros, tornando-se na obra mais cara de sempre. ‘Salvator Mundi é uma pintura a óleo de apenas 60 centímetros que mostra Jesus Cristo como salvador do mundo. A pintura foi originalmente vendida em 1958 por 45 libras e, durante quase 50 anos, esteve desaparecida até que em 2005 surgiu novamente e seis anos depois, após um intenso trabalho de pesquisa, a sua autenticidade foi certificada. Agora, esta obra conta também com o recorde de venda de 382 milhões de euros, a mais cara de sempre.

– O meteorito mais antigo da Terra

Estima-se que este meteorito foi formado há 4,5 mil milhões de anos, ao mesmo tempo que a formação da Terra, e impactou há um milhão de anos o nosso planeta. Trata-se do meteorito Muonionalusta que teve um fragmento leiloado este ano por 16 mil euros na plataforma da Catawiki. O fragmento conta com as dimensões de 26cm x 23cm x 17cm e 26.5kg de peso. Segundo os especialistas da Catawiki, ‘este é o meteorito mais antigo que alcançou o planeta Terra, de que há evidências, e foi uma oportunidade única para obter um pedaço do Espaço’.

– Um carro Mercedes blindada que pertenceu ao rei Juan Carlos de Espanha

Em setembro, um dos primeiros carros Mercedes Benz blindados que o rei Juan Carlos e a família real utilizaram para seus atos oficiais no final dos anos 70, depois de sua proclamação como rei de Espanha, esteve em leilão. Trata-se de um Mercedes Benz 450 SEL azul, com cinco metros de comprimento, 2,230 kg de peso e totalmente blindado. O veículo foi mantido em perfeitas condições, acompanhado das bandeiras utilizadas na época, e leiloado na Catawiki por 39.500 euros.

– Uma tigela chinesa leiloada por 32 milhões de euros

É uma tigela chinesa extremamente rara e antiga que foi vendida por 32 milhões de euros num leilão da Sotheby’s, em Hong Kong. A tigela de porcelana de 13 centímetros foi feita no século XI durante a Dinastia Song do norte da China (960-1127). O leilão começou com um preço de saída de 8,6 milhões de euros e triplicou o seu valor em apenas 20 minutos.

– Cabelo de celebridade já falecidas

No início deste ano, alguns fios de cabelo de Elvis Presley foram leiloados por 1.300 euros. Uma pequena mecha de cabelo do rei do rock foi mantida pelo seu cabeleireiro pessoal, Homer Gill Gilleland, que trabalho com o artista durante mais de 20 anos. Pedaços de cabelo de todos os membros do Beatles também foram leiloados por mais de 10.000 euros. Os especialistas da Catawiki sublinham que ‘os leilões de cabelo de personagens conhecidas que já faleceram despertaram um elevado interesse e sucesso de venda, porque os fãs imaginam que, tendo o cabelo dos seus ícones, mantêm consigo uma parte deles para sempre’.

 – Uma carta escrita no Titanic

É a última carta conhecida escrita a bordo do Titanic por um passageiro, apenas um dia antes do naufrágio: ‘Se tudo correr bem, chegaremos a Nova York na quarta-feira’. O seu autor era um homem de negócios que viajava em primeira classe e escreveu à sua mãe para lhe contar sobre a experiência a bordo do navio. A carta foi leiloada há alguns meses por um valor recorde de 141 mil euros.

– A Bíblia mais pequena do mundo

Uma cópia legível e ilustrada da Bíblia, impressa em 1727 em Londres pelo autor R. Wilkin, foi leiloada na Catawiki por 3.000 euros em abril deste ano. O que tornou esta peça especial foi a sua pequena dimensão de 4×3 cm, que a tornou digna do título da menor Bíblia do mundo, com as suas 278 mini páginas que resumiam as passagens do Antigo e do Novo Testamento, incluindo ainda 14 gravuras. Uma verdadeira relíquia para colecionadores deste tipo de peças.

– Um saco com pó lunar

Um saco utilizado pelo astronauta americano Neil Armstrong durante a missão Apollo 11 para recolher as primeiras amostras da Lua foi leiloado no verão passado em Nova Iorque por 1,5 milhões de euros. O saco tem a data de 1969 e um rótulo que indicava “Retorno da amostra da lua”. O objeto foi utilizado para transportar mais de 500 gramas de materiais da superfície lunar e conservou alguns vestígios desse pó.

– Uma peça de Lego em ouro

A peça de Lego mais cara do mundo foi leiloada na Catawiki por 18.498 euros. É uma das poucas peças 2×4 de ouro sólido de 14 quilates que a empresa entregou entre 1979 e 1981 aos funcionários que estiveram com a empresa durante mais de 25 anos. Este bloco de Lego tinha 25.65g d epeso e exatamente o mesmo tamanho e forma que os blocos originais.

– Um atum rabilho leiloado por 605 mil euros

Os leilões vão além dos objetos e chegam também aos alimentos. No início de 2017, um atum rabilho foi leiloado no mítico mercado de peixe Tsukiji, em Tóquio, pelo surpreendente valor de 605 mil euros. O peixe de 212kg foi pescado na costa de Oma, no norte do Japão, e pelo sexto ano consecutivo, a oferta vencedora foi a da cadeia de restaurantes Sushizanmai Kiyoshi Kimura.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub