Espetáculos e Exposições

Orquestra de inclusão dá concerto gratuito no S. Carlos

A Orquestra Municipal de Campos Mariuccia Iacovino, um dos maiores projetos internacionais de inclusão social através da música, está em Portugal para uma série de concertos que termina, a 07 de Setembro, no Largo do teatro São Carlos em Lisboa.
Versão para impressão
A Orquestra Municipal de Campos – Mariuccia Iacovino, um dos maiores projetos internacionais de inclusão social através da música, está em Portugal para uma série de concertos que termina, a 07 de Setembro, no Largo do teatro São Carlos em Lisboa.
 
Uma das mais célebres orquestras jovens da América Latina, a Orquestra Municipal de Campos – Mariuccia Iacovino, fundada em Março de 1998, pertence à Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil e é a primeira vez que atua na Europa. 
 
Desde sua fundação, este grupo sinfónico é mantido pela ONG Orquestrando a Vida, que reúne cerca de 85 elementos, oriundos de diversas camadas sociais, principalmente aquelas menos favorecidas e inseridos na faixa etária dos 10 aos 19 anos.

A orquestra mantém em atividade cerca de 1.800 crianças dentro do projeto que inclui bandas, coros infantis e vários grupos orquestrais, e tem a direção artística e regência do maestro Luis Mauricio Carneiro e direção geral do maestro Jony William Villela.

 
Esta tournée em Portugal é uma iniciativa do Teatro Nacional de São Carlos ao qual se associaram as cidades de Amarante, Coimbra, Figueira da Foz e Azeitão, bem como a Fundação da Casa de Mateus, a Associação António Fragoso e o Conservatório Nacional.
 
A Orquestra tem vindo a apresentar-se em importantes teatros da América do Sul e dos Estados Unidos da América, incluindo o célebre Carnegie Hall de Nova York. O diretor fundador deste projeto, Jony William, declara-se muito feliz de poder exibir este projeto pela primeira vez na Europa.
 
Os programas que vão ser apresentados em Portugal irão destacar compositores Brasileiros, entre os quais Villa-Lobos e Carlos Gomes, além de autores de raiz popular como Ari Barroso e Baden Powell.
 
Depois de ter atuado em Amarante, Vila Real, Coimbra, na Figueira da Foz e no Conservatório de Lisboa, a orquestra atua ainda dia 06 em Azeitão e dia 07 no Largo de S. Carlos, Lisboa, o ponto alto de encerramento da tournée que acontece no Dia da Independência do Brasil.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub