Saúde

Origem do cancro da próstata é identificada

Investigadores do Jonsson Comprehensive Cancer Center, da Universidade da Califórnia (UCLA), identificaram pela primeira vez o tipo de células que estão na origem do cancro da próstata. Esta descoberta pode levar a meios de diagnóstico e a novos trat
Versão para impressão
Investigadores do Jonsson Comprehensive Cancer Center, da Universidade da Califórnia (UCLA), identificaram pela primeira vez o tipo de células que estão na origem do cancro da próstata. Esta descoberta pode levar a meios de diagnóstico e a novos tratamentos mais eficazes.

O estudo, publicado esta sexta-feira na revista Science, demonstrou que as células basais que existem no tecido da próstata podem tornar-se cancerosas em ratos aos quais a atividade do sistema imunitário foi suprimida. Esta conclusão contraria, assim, a ideia que a origem deste tipo de cancro residia nas células luminais, que fazem parte do revestimento da próstata.

“A ideia dominante é que o cancro da próstata surge destas células luminais, porque estes tumores têm padrões que fazem lembrar essas células”, explicou o coordenador da equipa de investigadores, Owen Witte.

Mas o cientista avança novos dados: “Conseguimos produzir cancros a partir de células basais e isso permite-nos agora investigar a sequência dos acontecimentos genéticos que dão origem à doença, descobrir os sinais nas células que estão implicados nelas e assim identificar potenciais alvos para novas terapias”.

O estudo sublinha, desta forma, a importância das células basais no processo de desenvolvimento dos tumores malignos da próstata, devendo passar a ser um foco adicional para o desenvolvimento de novas terapias.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório