Ambiente

Orangotango nasce no Zoo de Lisboa

NULL
Versão para impressão
A mãe chama-se Janina, tem 17 anos e é natural da Alemanha, o pai, de apenas 13 anos veio da República Checa e chama-se Ziki. Conheceram-se em terras portuguesas e trouxeram ao Zoo de Lisboa um novo orangotango que nasceu no dia da revolução, a 25 de abril.

O sexo deste pequeno orangotango de Sumatra é ainda desconhecido mas a sua função no Zoo já está bem definida. “Veio reforçar o empenho do Jardim Zoológico na campanha Um Último Grito pelos Primatas!, que pretende sensibilizar para o risco de extinção dos hominóides e angariar fundos para a conservação e proteção destas espécies”, garante o Zoo em comunicado.
Image and video hosting by TinyPic
Os orangotangos de Sumatra são originários da ilha de Sumatra, na Indonésia, onde vivem em florestas húmidas até 4000 metros de altitude, embora tenham preferência pelas zonas mais baixas.

Alimentam-se sobretudo de frutos, folhas, casca de árvore e flores, mas também de pequenos mamíferos e térmitas e são considerados animais solitários, sendo que as ligações mais fortes são entre as fêmeas e as crias.

Estes mamíferos caracterizam-se pela pelagem avermelhada, longa e macia, que cobre quase todo o corpo. Os machos, maiores do que as fêmeas, apresentam uma curta barba branca nos maxilares, braços muito longos e fortes e chegam a atingir 1,40m de altura e  a pesar 90 quilos. As fêmeas atingem os 90cm e podem pesar 45 quilos
.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, esta é uma espécie ameaçada que já quase não se encontra no habitat natural. A caça para o comércio de espécies exóticas foi um dos principais fatores do seu declínio mas atualmente a maior ameaça é a destruição do habitat.

(Esta notícia foi sugerida pela utilizadora Raquel Baêta)

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório