Em Destaque Negócios e Empreendorismo

Optibest é um dos projetos vencedores do concurso Montepio Acredita Portugal

Projeto de empreendedorismo social vai doar óculos à população carenciada
Versão para impressão
por redação

A Optibest é um projeto de empreendedorismo social vencedor do prémio nesta categoria, na 7.ª edição do concurso Montepio Acredita Portugal. Nasceu no Instituto de Educação Técnica (INETE) – escola profissional do Grupo ENSINUS – e é uma ótica pedagógica e solidária, que pretende “responder à exclusão social e necessidades de saúde visual da população”, sobretudo a mais carenciada.

“Na Optibest, uma aquisição equivale a uma doação, pois somos um projecto de cariz social e queremos dar resposta a um direito fundamental – uma visão para todos”, explica João Firmo, coordenador do projeto e do curso de Óptica Ocular do INETE.

Como funciona?

A mecânica do projeto é simples: o primeiro objetivo é colocar pessoas carenciadas a ver, recorrendo à parceria com a Associação Banco de Óculos, recursos técnicos, à equipa do INETE e ao setor da Óptica. O Banco de Óculos recolhe armações, recebe indivíduos referenciados pelas IPSS, que reencaminha para consulta de oftalmologia. A Optibest efetua o atendimento técnico, solicita as lentes oftálmicas e executa a montagem dos óculos.

Para sustentar esta operação, o público interno pode adquirir um par de óculos, sabendo que ao adquiri-los estará a doar um outro par a quem mais precisa e não tem possibilidades para tal.

Outro dos objetivos é, de acordo com João Firmo, “valorizar e divulgar a profissão”. Até à data, o INETE já colocou 369 técnicos de ótica ocular no mercado. “Queremos que os nossos alunos desenvolvam competências de cidadania ativa e competências técnicas em contexto real de trabalho”, acrescenta o coordenador.

No futuro, os responsáveis pretendem expandir o projeto, sobretudo para os países lusófonos, onde as necessidades da população são significativas. Do projeto fazem parte ações de voluntariado, rastreios visuais e formação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório