Saúde

Operações oftalmológicas em 3D são “sucesso total”

O Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC) fez saber esta segunda-feira que as primeiras cirurgias oftlalmológicas do mundo que recorreram à tecnologia 3D de alta definição, realizadas em dezembro, "foram um sucesso total".

Versão para impressão
[Fotografia: © Centro Cirúrgico de Coimbra]

O Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC) fez saber esta segunda-feira que as primeiras cirurgias oftlalmológicas do mundo que recorreram à tecnologia 3D de alta definição, realizadas em dezembro, “foram um sucesso total”.

Segundo António Travassos, líder da equipa do CCC, “a utilização da tecnologia 3D no bloco operatório é um avanço significativo” para esta área da medicina e estão “muito satisfeitos com os resultados alcançados.

“O 3D leva a cirurgia a aproximar-se da perfeição, permitindo aumentar as probabilidades de sucesso das intervenções”, declarou.

O cirurgião considerou “que as imagens são extremamente importantes para documentar a cirurgia, porque, por melhor que seja o registo escrito, uma imagem” ensina “muito mais”.

Para dar este salto tecnológico, o cirurgião de Coimbra, que já realizou mais de 30 mil intervenções oftalmológicas, recorreu a Marco Neiva, perito em tecnologia 3D.

Neiva foi o responsável pela integração tecnológica que permitiu executar, pela primeira vez no mundo, cirurgias oftalmológicas com
o auxílio da tecnologia 3D/HD.

Para o conseguir, acoplou ao microscópio cirúrgico um sistema de captação 3D. “Com esta tecnologia, conseguimos imagens 3D do exterior e do interior do olho”, acrescentou.

Neiva desenvolveu esta solução em parceria com a Emílio Azevedo Campos (EAC), uma empresa especializada em vídeo profissional, e a Sony Europa.

Rui Pinto, da EAC, referiu que o “sucesso alcançado é o resultado das sinergias entre o Centro Cirúrgico de Coimbra – que tinha esta necessidade – a EAC e a Sony Europa – que forneceram o equipamento – e do empenho do Marco Neiva – que desenvolveu a solução”.

Os resultados deste avanço tecnológico vão ser apresentados ao público especializado e à comunicação social na sexta-feira, pelas 10:30, numa sessão pública numa sala de cinema do centro comercial Vasco da Gama, em Lisboa.

[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub