Educação e Formação Em Destaque

Open Minds

Escola portuguesa ganha viagem no valor de 10.000€ numa competição internacional a favor da tolerância
Versão para impressão

 

A turma do 9ºG da Escola Secundária Alcaides de Faria, do Concelho de Barcelos, em Portugal, é a vencedora da iniciativa Open Minds, promovida pela momondo, um website de pesquisa de viagens, em parceria com a CISV International, organização sem fins lucrativos dedicada a educar e inspirar ações a favor da paz. Os 18 alunos recebem um prémio no valor de 10.000€, para utilizar numa viagem com um destino à sua escolha.

De acordo com a momondo, o objetivo deste movimento é ajudar os jovens e crianças a terem uma mente aberta e a compreenderem a importância do respeito mútuo e da tolerância. O concurso esteve aberto a escolas de 16 países diferentes, nomeadamente, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.

A tolerância e o respeito: princípios importantes para ensinar às crianças

Para participar, as escolas receberam um Kit Escolar “Open Mind”, que incluía atividades para executar e que tinham como finalidade ajudá-los a perceber melhor o que são estereótipos e como recorremos a eles, muitas vezes, sem dar conta. Ao mesmo tempo estes estereótipos mostram que, apesar de vivermos num mundo tão diversificado e colorido, há muito mais em comum entre pessoas de diferentes países do que imaginam.

Margarida Gameiro, Country Manager da momondo para o mercado português, realça que “as crianças são o nosso futuro. Aliás, de acordo com o nosso estudo The Value of Travelling, quase 70% dos pais acreditam que a tolerância e o respeito são princípios fundamentais que uma criança deve apreender. Como tal, o que lhes ensinamos nas escolas é fundamental para essa aprendizagem”. A responsável realça ainda que “neste mesmo estudo é possível perceber que as gerações mais jovens têm cada vez menos fé na humanidade, o que cria um muro edificado por estereótipos. Contrariar essa visão e lutar contra os preconceitos faz parte da missão da momondo “.

A turma mais inspiradora tem a oportunidade de abrir o seu mundo

Ana Paula Borges, professora de inglês na Escola Secundária Alcaides de Faria, que encorajou a turma a participar, sublinha que “o desafio deste concurso foi muito importante, principalmente para perceber que eles criam ideias pré-concebidas que nem sempre são verdade. Acreditamos que é essencial discutir estes temas em tenras idades, quando ainda podemos transmitir-lhes que não devemos criar ideias e noções sobre os outros povos, mas sim, ter uma mente aberta”. As participações foram avaliadas com base em respostas honestas e inspiradoras. Na escolha da escola vencedora, o comité de jurados não ficou indiferente à forte motivação da professora em levar os alunos a descobrir o mundo e, assim, mudar a forma como vêm o mundo e as pessoas.

Os alunos portugueses elegeram a Irlanda como o país de destino para usufruir do prémio. “Foi o país escolhido para o exercício durante o concurso e, quando soubemos que tínhamos vencido, não tivemos dúvidas em escolhê-lo para a viagem”, explica Ana Paula Borges.

A professora e a turma revelam que ficaram surpreendidos por terem sido os vencedores do concurso: “Nunca colocámos a hipótese de ganhar. Quando lhes contei que tinham vencido a alegria foi contagiante. Até porque, estamos a falar de jovens que ainda não tiveram a oportunidade de andar de avião, viajar para outros países e muitos deles nunca saíram da sua região”, salienta Ana Paula Borges.

No final da viagem, a professora vai pedir aos alunos que identifiquem os estereótipos que tinham enraizados sobre o país que vão conhecer, face à realidade que viveram. “Ter uma mente aberta, abrir os horizontes, ter contato com uma língua de expressão inglesa e conhecer a cultura irlandesa de perto, são os principais objetivos da visita àquele país”, conclui Ana Borges.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub