Saúde

Ómega 3 tem propriedades antidepressivas

Com propriedades benéficas já reconhecidas no combate às doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, o ómega 3, encontrado em alimentos como o peixe e os frutos secos, melhora também o humor. Esta é a conclusão de um estudo do Instituto Nacion
Versão para impressão
Com propriedades benéficas já reconhecidas no combate às doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, o ómega 3, encontrado em alimentos como o peixe e os frutos secos, melhora também o humor. Esta é a conclusão de um estudo do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica (Inserm), em França.

A investigação, já publicada na revista Nature Neuroscience, baseia-se numa experiência realizada com um grupo de ratos de laboratório, que foram submetidos a uma dieta pobre em ómega 3 durante a gestação e aleitamento.

De acordo com o portal Ciência Hoje, os ratos com carência daquele ácido gordo demonstraram serem mais ansiosos e menos exploradores. O diretor do Inserm, Oliver Manzoni, salienta, contudo, que comer grandes quantidades de alimentos ricos em ómega 3 não irá curar uma depressão ou evitá-la, mas a sua carência pode ativar a doença.

Uma das melhores armas alimentares “anti-depressão” é mesmo uma dieta equilibrada que preveja a ingestão de peixe duas vezes por semana, pelo menos, dizem os investigadores.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub