Desporto

Olímpicos de 2012 são os mais “verdes” de sempre

Os Jogos Olímpicos de Londres, cujo início está marcado para o próximo dia 27 de Julho, vão ser os mais sustentáveis de sempre realizados até ao momento. A conclusão é do relatório Towards a One Planet Olympics Revisited.
Versão para impressão
Os Jogos Olímpicos de Londres, cujo início está marcado para o próximo dia 27 de Julho, vão ser os mais sustentáveis de sempre realizados até ao momento. A conclusão é do relatório Towards a One Planet Olympics Revisited, realizado em parceria pela WWF-UK e a organização BioRegional.
 
O documento divulgado recentemente foca-se nas 76 metas ecológicas estabelecidas para o maior evento desportivo do mundo e analisa se estas foram ou não cumpridas. Em termos gerais, os resultados são muito positivos, constatando-se que a maioria das “promessas” efetuadas serão total ou parcialmente concretizadas.
 
Os maiores sucessos estão relacionados com a pegada de carbono e a sua gestão, que foram consideradas em todos os processos de decisão, bem como, por exemplo, o uso de estruturas temporárias e materiais sustentáveis que poderão ser uma boa opção para outros acontecimentos do género.
 
Além disso, acrescenta o relatório, esta foi a primeira vez que a questão da alimentação foi tida em conta no âmbito da estratégia de sustentabilidade, o que estabelece um padrão sem precedentes e um modelo a seguir.
 
O relatório aponta, porém, algumas “desilusões” que terão de ser melhoradas em edições futuras, nomeadamente as falhas em atingir as metas propostas no âmbito da produção de energias renováveis e o facto de a relação entre os Jogos Olímpicos e os parceiros comerciais não ter explorado ao máximo o seu potencial para a criação de uma mudança sustentável. 
 
De acordo com a WWF-UK e a Bioregional, o evento corresponderá ao ponto de viragem que vai estabelecer o exemplo para todos os próximos Jogos, embora o foco na sustentabilidade pudesse ter sido ainda um pouco mais intenso.

Clique AQUI para aceder ao relatório completo (em inglês) e AQUI para saber mais sobre a política de sustentabilidade adotada na página oficial de Londres 2012.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub