Desporto

Olímpicos: 41 atletas lusos confirmados em Londres

Pelo menos 41 atletas portugueses têm presença garantida nos Jogos Olímpicos Londres 2012 que arrancam já a 27 Julho. No entanto, nos próximos seis meses, o contingente poderá crescer até ao dobro.
Versão para impressão

Pelo menos 41 atletas portugueses têm presença garantida nos Jogos Olímpicos Londres 2012 que arrancam já a 27 Julho. No entanto, nos próximos seis meses, o contingente poderá crescer até ao dobro, avança a agência Lusa.
 
 “Neste momento, estando excluída a participação dos desportos colectivos, entre 60 a 80 será o número entre as nossas piores e melhores expectativas”, disse à Lusa o chefe da Missão de Portugal, Mário Santos. Há quatro anos, foram 78 os portugueses que competiram em 17 modalidades na China.
 
Contabilizando os atletas com mínimos A e as quotas conquistadas para Portugal, contam-se na lista do Comité Olímpico de Portugal 43 elementos habilitados em oito modalidades, mas destes há que excluir Nelson Évora, que vai falhar a defesa do título no triplo salto por lesão, e uma das quatro marchadoras que atingiram a marca de referência, uma vez que há um limite de três.

16 portugueses confirmados no atletismo
 
Como é habitual, o atletismo lidera, apresentando 16 atletas no início de 2012 com mínimos A. Nelson Évora, medalha de ouro no triplo salto em Pequim2008 e grande esperança portuguesa para os Jogos Olímpicos deste ano, faz parte desta lista, mas a sua ausência é já uma certeza, devido à fractura na tíbia sofrida na semana passada.
 
Operado na terça-feira, Nelson Évora enfrenta um período de três a seis meses de recuperação, o que o impossibilita de estar nas condições necessárias para defender o título nos Jogos de Londres, que decorrem entre 27 de Julho e 12 de Agosto.
 
Sendo assim, as atenções lusas no atletismo vão estar centradas em Naide Gomes, campeã mundial do salto em comprimento em pista coberta em 2008, que acabou por desiludir em Pequim, falhando a presença na final.
 
Dos atletas já qualificados, destaque ainda para Sara Moreira, com mínimos em 3.000 metros obstáculos, 5.000 e 10.000, prova para a qual também está habilitada Ana Dulce Félix, igualmente possuidora de mínimo A para a maratona, tal como Jéssica Augusto e Marisa Barros.
 
Francis Obikwelu, medalha de prata em Atenas2004, também é presença garantida nos 100 metros, enquanto Marco Fortes repete a participação no lançamento no peso.
 
Na marcha feminina, há quatro atletas para apenas três lugares: Susana Feitor, em busca de um recorde de seis presenças em Jogos Olímpicos, Vera Santos, Inês Henriques e Ana Cabecinha cumpriram a marca de referência, mas uma terá de ficar de fora.
 
Vela, canoagem, ginástica, remo, tiro, natação e judo

A vela tem também um grande peso na missão portuguesa nos próximos Jogos Olímpicos, com a presença de 11 competidores em seis categorias diferentes.
 
Aos 40 anos, o velejador João Rodrigues deverá somar a sexta presença em Jogos Olímpicos (a primeira foi em Barcelona92), enquanto Álvaro Marinho e Miguel Nunes, que qualificaram o 470 masculino, apontam à quarta participação.
 
A canoagem também já garantiu cinco apurados, com destaque para Teresa Portela, que vai competir em K1 200, K1 500 e fazer equipa em K4 500.

No remo Pedro Fraga e Nuno Mendes já têm presença garantida em LM2x.
 
Depois de Sydney2000, Atenas2004 e Pequim2008, João Costa vai voltar a disputar duas provas no tiro em Londres2012.

Na ginástica, a portuense Zoi Lima é grande surpresa na lista dos quatro atletas já apurados.
  
Na natação, apenas Diogo Carvalho, nos 200 m estilos, já adquiriu “bilhete” para a capital inglesa.
 
Nos próximos seis meses, a missão portuguesa irá “conhecer” os restantes “olímpicos” que vão defender as cores nacionais em Londres, com a esperada inclusão de atletas como Telma Monteiro e João Pina (judo) e João Silva e Bruno Pais (triatlo).

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub