Gastronomia

Olimpíadas Culinária: Portugal conquista 4 medalhas

As duas equipas portuguesas, em competição nas Olimpíadas da Culinária, arrecadaram quatro medalhas de bronze. O maior evento de culinária no mundo decorreu de 5 a 10 de Outubro, na Alemanha.
Versão para impressão

A equipa júnior e a equipa sénior de Portugal, em competição nas Olimpíadas da Culinária, arrecadaram, cada uma, duas medalhas de bronze, num total de quatro medalhas. O maior evento de culinária no mundo decorreu de 5 a 10 de Outubro, na cidade alemã de Erfurt.

Este ano participaram no evento, que se realiza de quatro em quatro anos, mais de 1.500 chefs de 53 países. Portugal esteve representado por uma equipa júnior – composta por cinco elementos e coordenada pelo chef António Bóia – e por uma equipa sénior de três elementos coordenada pelo chef Paulo Pinto.

As duas equipas olímpicas portuguesas concorreram nas duas principais categorias do concurso: a do menu para mesa de exposição e a do menu de degustação (com entrada, prato e sobremesa) que, no caso júnior, seria preparado para 90 pessoas, e no caso das equipas sénior, seria para 110 pessoas.

Nestas provas, cada equipa portuguesa conquistou duas medalhas de bronze. “Trouxemos mais quatro medalhas de bronze para Portugal, uma por cada prova em que participámos, uma por cada um dos últimos quatro anos que treinámos, sem folgas nem férias, para levar Portugal às Olimpíadas”, afirma a comitiva olímpica portuguesa na sua página oficial do Facebook.

Na classificação geral por países, o pódio foi ocupado pela Suécia (com a medalha de ouro), seguida pela Noruega e pelo país anfitrião, a Alemanha, que conquistou o bronze.

Image and video hosting by TinyPic

Na edição anterior da competição, em 2008, Portugal conquistou três medalhas de bronze e uma de prata. O nosso país participa nestas olimpíadas – realizadas pela primeira vez em 1900 – desde o ano 1992.

As equipas olímpicas portuguesas fazem parte da ACPP (Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal), fundada em 1977. Através da ACPP, as equipas nacionais fazem também parte da WACS World Association of Chefs' Societies.

Clique AQUI para aceder ao Facebook da comitiva portuguesa e visualizar fotos do evento.

 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório