Cultura

Oito bandas nacionais apoiam Objetivos do Milénio

NULL
Versão para impressão

A Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) arranca, dia 31 de agosto, com uma campanha de sensibilização inédita que reúne um conjunto de músicos portugueses reconhecidos pelo grande público. Estes músicos vão dar voz pelos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) definidos pelas Nações Unidas.

Os Orelha Negra, Moonspell, Souls of Fire, Noiserv, João Só e os Abandonados, Easyway, Humble e Nu Soul Family associam-se a este projeto que quer alertar os jovens para questões humanitárias e de desenvolvimento, em particular para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A campanha tem a duração de oito semanas e é acompanhada de um passatempo: em cada semana uma banda dedica uma música a um ODM e incentiva os jovens a adivinhar a que Objetivo se associam. 

Segundo explicou César Neto, responsável de comunicação da ONGD, ao Boas Notícias, os cinco primeiros a acertarem no Objetivo de cada banda habilitam-se a vários prémios (cd’s e merchandising da banda, convites para evento final, entre outros).

César Neto sublinha, em comunicado, que “é necessário que os jovens sintam estas causas, pensem em como as podemos resolver e no final façam algo. Temos de agir para melhorar o mundo em que vivemos.”

Este é um projeto sem qualquer recolha de fundos, onde as bandas têm como único objetivo dar voz por um conjunto de causas que dizem respeito a todos nós.

A Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, que existe há mais de vinte anos, reúne 69 organizações e associações portuguesas, como a Abraço, Chapitô, Caritas Portuguesa e a Oikos.

Os oito Objetivos do Milénio

Em setembro de 2000, chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, reuniram-se nas Nações Unidas. Ali assinaram a Declaração do Milénio, comprometendo-se a lutar contra a pobreza e a fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde básicos e à água potável.

 Clique AQUI para aceder ao Facebook da campanha e AQUI para aceder ao site oficial do projeto, que está em contagem decrescente.

[Notícia sugerida por Vítor Caixeiro]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório