Literatura

Oficina de escrita criativa “Elegias do Amor e do Ódio”

Depois de "A minha vida dá um livro", que terminou nos finais de Setembro, a escritora Manuela Gonzada traz, em Outubro, uma nova proposta de curso de escrita, intitulada "Elegias do amor e do ódio".
Versão para impressão
As já famosas Oficinas de Escrita de Manuela Gonzaga vão conhecer uma nova modalidade. Depois de “A minha vida dá um livro”, que terminou nos finais de Setembro, a escritora e historiadora traz, em Outubro, uma nova proposta no âmbito dos seus cursos de escrita, intitulada “Elegias do amor e do ódio”. 
 
De que se trata? Nas palavras da escritora, de “soltar gritos, libertando palavras entaladas na garganta”, de se “abrirem portas, rasgarem janelas, destaparem alçapões, descendo pelo fio do tempo e ascendendo por ele, para se poder seguir em frente, sem mais pesos do que os que, quotidianamente, temos de carregar”. 
 
Assim, este exercício funcionará como ponto de partida ou motor de arranque para a literatura, em registos mais ou menos ficcionados ou mais ou menos biográficos, mas com um suporte muito pessoal que permite um envolvimento mais abrangente, mais verdadeiro e mais intenso com o objeto literário. 

A Oficina “Elegias do amor e do ódio” consta de três módulos presenciais e vai decorrer na livraria Aletheia, na Rua do Século, Lisboa, entre 14 de Outubro e 04 de Novembro, sempre à segunda-feira, das 18h30 às 20h, ou aos sábados, das 14h às 15h30, entre os dias 19 de Outubro e 23 de Novembro.

Ao longo dos três módulos, o objetivo é destacar uma pessoa, uma memória ou um registo através do qual, revisitando circunstâncias particulares, se possa deslocar o eixo do passado para o presente para se reescrever uma história pessoal, eventualmente, sob a forma de carta onde se soltarão as palavras que ficaram por dizer.

Cada módulo, com a duração de três horas, divididas por duas aulas presenciais, tem o custo de 40 euros por participante. Os trabalhos produzidos nas Oficinas e em casa são orientados e revistos com propostas de correção a fim de que os participantes possam interiorizar melhor as ferramentas do registo literário.

Alinhamento da oficina:
 
I – Meu inimigo, minha sombra, meu amor.
II – Vou contar-te como foi. 
III – As palavras que sempre te quis dizer.
 
Consulte AQUI o site da livraria Aletheia para saber mais sobre o método deste curso ou contacte os emails oficinasdescrita@gmail.com ou manuela_gonzaga@yahoo.com. Siga AQUI o Facebook das Oficinas de
Escrita ou visite AQUI o blogue.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório