Sociedade

Odivelas com cuidados gratuitos de saúde oral

O município de Odivelas acaba de lançar, com a colaboração da Academia Saúde Oral, o projeto "Geração Sorriso", que visa promover boas práticas e diminuir desigualdades no acesso à saúde oral.
Versão para impressão
O município de Odivelas acaba de lançar, com a colaboração da Clínica Academia Saúde Oral, o projeto “Geração Sorriso”, um projeto de cariz socioeducativo e de intervenção social que visa promover boas práticas nesta área e, ao mesmo tempo, diminuir as desigualdades sociais no conhecimento e acesso à saúde oral.
 
Este novo programa vai permitir, por exemplo, assegurar a realização de rastreios gratuitos a todas as crianças do pré-escolar e do ensino básico, garantindo, também, rastreios sem custos e intervenções dentárias quando solicitadas pela população sénior utente das instituições particulares de solidariedade social.
 
Segundo um comunicado enviado ao Boas Notícias, o projeto vai também oferecer tratamentos grátis a 50 crianças carenciadas do pré-escolar e a 150 alunos carenciados do 1º ciclo do ensino básico, além de assegurar que todas as crianças terão direito a aparelho ortodôntico sem custos – e, no caso das crianças “ultracarenciadas”, que a manutenção do mesmo será gratuita quando o seu uso tenha influência direta na saúde. 
 
Para Susana Amador, presidente da câmara municipal de Odivelas, esta é “uma forma de promoção da igualdade” e de “diminuir as desigualdades sociais no conhecimento e acesso à saúde oral através do acompanhamento gratuito” dos cidadãos do concelho que se encontram em situação de maior vulnerabilidade económica.
 
Com este projeto, a autarquia espera “promover boas práticas de educação, equidade e inovação social no domínio da prevenção e educação para a saúde”, maioritariamente junto da população escolar. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub