Negócios e Empreendorismo

Odemira: 500 mil euros no Orçamento Participativo

O Município de Odemira vai abrir a fase de apresentação de propostas do Orçamento Participativo (OP) de 2012 em Abril, dando à população, pelo segundo ano consecutivo, a possibilidade de propor e votar projetos de interesse coletivo.
Versão para impressão
O Município de Odemira vai abrir a fase de apresentação de propostas
do Orçamento Participativo (OP) de 2012 em Abril, dando à população, pelo segundo ano consecutivo, a possibilidade de propor e votar projetos de interesse coletivo, num montante global de 500 mil euros.

Podem participar os cidadãos a partir dos 16 anos de idade, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Odemira, assim como representantes de organizações da sociedade civil. Cada cidadão pode apenas apresentar uma proposta, cujo valor estimado não exceda os 200 mil euros. 

A fase de recolha de propostas decorrerá entre os meses de Abril e
Junho, através da página online www.op-cm-odemira.pt e de Assembleias Participativas (debates organizados sobre o processo e de apresentação de propostas), informa a autarquia em comunicado.

A análise das propostas e admissão ou exclusão decorrerá entre Julho e Setembro, sendo a votação pela população em Outubro, via on-line e de forma presencial. A apresentação dos resultados será em Novembro.
 
Serão aprovadas todas as propostas mais votadas que, no seu conjunto, não ultrapassem o valor de 500 mil euros. De forma a garantir a rotatividade e igualdade de oportunidades, a freguesia onde for implementado um projeto fica excluída de receber novos projetos do OP durante dois anos.

27 propostas aprovadas em 2011

As propostas vencedoras em 2011 (a beneficiação do Campo de Futebol em Santa Clara-a-Velha, o Centro de Convívio em Algoceira, a construção de Jardim Público e Parque Infantil em S.Teotónio e a construção de Polidesportivo na Escola do Cavaleiro) estão comtempladas no Orçamento Municipal de 2012, no valor total de 446.900 euros.
 
A primeira edição do OP de Odemira conheceu bastante adesão, o que prova que o interesse da população local pela gestão do território e pelos investimentos públicos. Registaram-se 655 votos online e 319 votos presenciais no Balcão Único da autarquia, tendo sido apresentadas 63 propostas e admitidas 27 propostas finalistas para projetos de investimento de interesse coletivo.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub