Ambiente

Odelouca: 28 mil árvores para compensar barragem

A empresa Águas do Algarve concluiu recentemente a plantação de 28 mil sobreiros e azinheira, junto à barragem de Odelouca. Esta foi uma das ações exigidas pelas instâncias europeias como contrapartida da construção da infraestrutura.
Versão para impressão
A empresa Águas do Algarve concluiu recentemente a plantação de 28 mil sobreiros e azinheira, junto à  barragem de Odelouca. Esta foi uma das ações exigidas pelas instâncias europeias como contrapartida da construção da infraestrutura, disse à Lusa fonte empresarial.
 
As plantações de 26 mil sobreiros e duas mil azinheiras decorreram entre novembro de 2011 e janeiro de 2012 em três terrenos dos concelhos de Silves e Monchique, ocupando um total de 65 hectares.

A ação teve lugar na Herdade das Santinhas, entre Silves e Monchique (26
hectares), na Mata Nacional da Herdade da Parra, no concelho de Silves (sete hectares) e na Herdade das Taipinhas, em Alferce, concelho de Monchique (32 hectares).

Segundo a diretora de comunicação da Águas do Algarve, Teresa Fernandes, a plantação culminou formalmente na passada sexta-feira, com uma ação de educação ambiental com 200 crianças do 1.º ciclo, que semearam 400 sobreiros na Herdade das Taipinhas, espaço que é propriedade da própria empresa.

As contrapartidas exigidas pelas instâncias comunitárias incluem ainda, entre outras medidas, a criação de cerca de oito hectares de áreas de sementeira e culturas para a fauna local e a inauguração do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, já concretizada em 2009.

A barragem de Odelouca, cujo primeiro projeto data de 1977, começou a ser construída em 2001, mas a obra parou em 2003 devido a uma queixa de organizações ambientalistas em Bruxelas contra o Estado português e, mais tarde, devido a um contencioso entre a construtora e o Estado.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório