Negócios e Empreendorismo

Óculos portugueses têm madeira como matéria-prima

As armações de óculos de madeira NaturaLook são fabricadas uma a uma, à mão, por artesãos portugueses, em Paços de Ferreira, e já despertaram o interesse estrangeiro, em particular dos países nórdicos.
Versão para impressão
Nasceram como forma de aproveitar as sobras de madeira da produção de mobiliário de uma empresa de Paços de Ferreira, mas acabaram por fazer sucesso e ganhar nome e estatuto próprio. As armações de óculos de madeira NaturaLook são fabricadas uma a uma, à mão, por artesãos portugueses e já despertaram o interesse estrangeiro, em particular dos países nórdicos.
 
por Catarina Ferreira
 
“A ideia de criar as armações em madeira surgiu há cerca de um ano, inicialmente quase que por brincadeira e com o objetivo de rentabilizar os excessos de madeira que advinham da produção dos móveis”, conta Sérgio Barbosa, jovem gestor de 28 anos por detrás do conceito, em entrevista ao Boas Notícias.
 
Foi no seio da empresa MBN – Móveis Barbosa Neto, com mais de 30 anos de experiência na área do mobiliário, que a ideia se tornou realidade, graças às mãos dos “artesãos talentosos” que já trabalhavam na fábrica. “Iniciámos uma fase de testes, visto que se tratava de algo bastante diferente do que estávamos habituados a produzir, e comprovámos que era efetivamente um produto com potencial imenso”, recorda.
 
Cada par de óculos, feito, habitualmente, em três tipos de madeira 100% portuguesa (nogueira, pau ferro e ébano) que podem ser substituídos por outro caso os clientes pretendam, exige aos artesãos longas horas de dedicação e trabalho “para que o produto final seja o mais perfeito possível e o potencial do material seja aproveitado ao máximo”. 
 
O resultado são “peças únicas, que se adequam tanto a um 'look' mais clássico como a uma imagem mais jovem” e com um toque especial que, segundo a marca, “só pode ser encontrado na Natureza”.

100% português, 100% sustentável

 
Embora já existam armações idênticas a nível internacional, esta é a primeira vez que surge, em Portugal, um produto do género, pelo que a novidade tem sido, para a MBN, “um ótimo meio” para divulgação da “capacidade e habilidade [da fábrica] para trabalhar a madeira”. 
 
“As escolhas vão até aos limites da imaginação do nosso cliente e a nossa capacidade de produção consegue responder, por exemplo, a uma encomenda de uma coleção inteira de óculos em madeira para uma determinada marca, seguindo a sua ideia de produto”, adianta a NaturaLook. 


Armações são feitas uma a uma, exigindo, cada par, várias horas de dedicação aos artesãos da fábrica de Paços de Ferreira

 
No entender de Sérgio Barbosa, outra das vantagens destes óculos resulta do facto de estar em causa um produto amigo da Natureza e que se insere na realidade de uma sociedade que se encontra cada vez mais “agilizada e consciencializada relativamente a questões ambientais”, visto que toda a linha foi desenhada a pensar na maximização de recursos.
 
“Apenas utilizamos madeiras dentro dos parâmetros definidos de crescimento, preferimos tratamentos 'ecofriendly para as nossas peças, evitando assim a utilização de químicos e produtos tóxicos, e reciclamos todo o material que sobra”, congratula-se o responsável. 

Internacionalização é o principal objetivo
 

Até ao momento, os óculos NaturaLook já estão presentes em oito lojas portuguesas e “todas as semanas” entram em mais óticas “de Norte a Sul de Portugal”, sendo comercializados ao consumidor final a um preço de 160€ o par, em caixas também elas feitas de madeira.
 
A expansão nacional deverá continuar graças às parcerias que o projeto tem garantido, mas o grande propósito da equipa é “maximizar” a marca e levar além-fronteiras “a qualidade, tratamento e trabalho da própria madeira, que em Portugal se transforma em arte”.
 
“A internacionalização é um dos nossos principais objetivos”, garante Sérgio ao Boas Notícias. “Já temos alguns mercados interessados, tais como a Finlândia, a Suécia, a Dinamarca, entre outros”, conclui.

Veja abaixo um pequeno vídeo de apresentação dos óculos NaturaLook e fique a compreender um pouco melhor o processo de produção.
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub