Inovação e Tecnologia

Óculos da Google combinam mundo real e virtual

A Google levantou o véu sobre um projeto que permitirá aos utilizadores ver a vida de um modo revolucionário: os chamados óculos "de realidade aumentada".
Versão para impressão
Experienciar uma visão do mundo real combinado com o mundo virtual pode estar mais perto do que se imagina. Esta quarta-feira, a Google levantou o véu sobre um projeto do qual há muito se falava e que permitirá aos utilizadores ver a vida de um modo revolucionário: os chamados óculos de “realidade aumentada”.
 
Um vídeo publicado no site da rede social Google+ confirmou os rumores e, embora estes óculos especiais ainda demorem a chegar ao mercado, mostrou aos mais curiosos o que o futuro pode trazer. Nas imagens, um homem passeia pelas ruas de Nova Iorque e, com os óculos postos, comunica com os amigos, vê mapas e informações sobre os mais variados eventos e tira fotografias com um simples clique num botão incorporado no dispositivo. 
 
A experiência, condensada em cerca de dois minutos e meio, termina com uma vídeoconferência entre o protagonista e a namorada enquanto o sol se põe sobre a cidade – tudo isto visto pelos olhos de quem tem os óculos e de uma forma diferente muito daquela a que estamos habituados que nos permite, ainda, controlar a Internet e responder de imediato a mensagens por meio da voz, graças aos microfones incorporados.

 
“Pensamos que a tecnologia deve trabalhar para vocês, estar lá quando precisarem e sair do vosso caminho quando não precisarem dela”, afirmou a equipa dos laboratórios secretos Google X na Califórnia, EUA, que está a desenvolver o Project Glass, que “ajuda a explorar e a compartilhar o mundo”. 
 
Na publicação feita através do Google+, o vídeo surge acompanhado de um pedido, que convida os utilizadores a deixarem as suas impressões acerca do aparelho e a dar sugestões sobre aquilo de que precisam e que faria falta num dispositivo deste tipo. 
 
Citado pelo New York Times, um dos voluntários que teve a oportunidade de testar os óculos falou da experiência. “Eles fazem com que a tecnologia saia do caminho” tornando-a uma ajuda e não o obstáculo. “Se quiser tirar uma fotografia não tenho de ir buscar o telemóvel ao meu bolso. É só carregar num botão existente nos óculos e já está”, acrescentou. 

[Notícia sugerida por Diana Rodrigues e Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório