Inovação e Tecnologia

Óculos auto-aujustáveis para os mais carenciados

Concebidos para serem distribuídos pelas populações mais necessitadas dos países em vias de desenvolvimento, onde o acesso a serviços oftalmológicos nem sempre é possível, os óculos Focusspec permitem ao próprio utilizador corrigir a sua deficiência
Versão para impressão
Concebidos para serem distribuídos pelas populações mais necessitadas dos países em vias de desenvolvimento, onde o acesso a serviços oftalmológicos nem sempre é possível, os óculos Focusspec permitem ao próprio utilizador corrigir a sua deficiência ótica e ajustar as dioptrias.

Concebido pela fundação holandesa Focus on Vision, estes óculos possuem duas lentes deslizáveis que permitem alterar as variáveis óticas e ajustá-las através de um dispositivo giratório que se encontra nas laterais dos óculos.

A focagem das lentes varia entre +0.5 e +4.5 dioptrias de um lado e -1 a -5 dioptrias no outro. Assim, o paciente pode corrigir de forma independente a visão de cada olho. As lentes são também resistentes ao pó, à humidade e aos raios UVA.

A invenção baseia-se no princípio científico desenvolvido na década de 60 pelo cientista nuclear norte-americano, e vencedor de um Nobel, Luis Alvarez.

Com o desenvolvimento destes óculos, a fundação Focus on Vision pretende, igualmente, responder à iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), “Vision 2020: Direito à Visão“, um programa que visa eliminar a cegueira, nos casos em que esta pode ser prevenida.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório