Sociedade

Octogenário conclui a formação Novas Oportunidades

Zeferino Baptista tem 83 anos e é a pessoa mais velha a concluir a formação do programa Novas Oportunidades e obteve esta sexta-feira o diploma do 12º ano, entregue pessoalmente pela ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, em Pa
Versão para impressão
[Fotografia © VerdadeiroOlhar.pt]

Zeferino Baptista tem 83 anos e é a pessoa mais velha a concluir a formação do programa Novas Oportunidades e obteve esta sexta-feira o diploma do 12º ano, entregue pessoalmente pela ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, em Paredes.

Zeferino Baptista ingressou nesta formação aos 81 anos e em dois anos conclui com aproveitamento o 9º e o 12º ano. “Em novo não pude estudar, porque tinha três irmãos na escola e o dinheiro que havia era para eles. Agora, queria saber mais e voltei a estudar”, explicou, citado por um jornal local.

Para a ministra Helena André, o octogenário, que foi durante 16 anos autarca socialista numa freguesia de Penafiel (Cabeça Santa), é “um exemplo para todos os portugueses, nomeadamente para os mais velhos”, em especial, “por nunca ter desistido de aprender”

Questionado pela TVI 24 sobre se pensa prosseguir os estudos no ensino superior, disse não ter tomado ainda essa decisão, mas admitiu que está tentado a aceitar o novo desafio.

“Estou no cimo de uma casa de diversos pisos. Depois de estar no alto vê-se vários horizontes. Vamos ver, mas sou capaz de corresponder às solicitações dos amigos e ir em frente”, disse.

A iniciativa Novas Oportunidades já permitiu dar formação e validar as competências de cerca de um milhão de portugueses.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório