Ciência

Observatório Astronómico recebe novo telescópio

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) comemora 150 anos esta sexta-feira, 11 de março, e irá receber, em breve, um novo telescópio que será usado para a atividade educacional na instituição.
Versão para impressão
O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) comemora 150 anos esta
sexta-feira, 11 de março, e irá receber, em breve, um novo telescópio
que será usado para a atividade educacional na instituição.

Para comemorar a data vão ser realizados ao longo do ano diversas atividades como concursos de astronomia, ciclos de palestras e até peças de teatro. O OAL está localizado na Tapada da Ajuda e está dependente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O observatório foi fundado a 11 de março de 1861 e ficou concluído seis anos depois, em 1867. Para além da investigação científica, da museologia e da componente educacional, o OAL também é responsável pela Comissão Permanente da Hora que mantém e fornece a Hora Legal Portuguesa.

Em declarações ao jornal PÚBLICO, Rui Agostinho, astrónomo e director do Observatório disse que a inauguração do novo telescópio será feita ainda este ano pela Fundação Calouste Gulbenkian, responsável pelo financiamento.

“É um bom telescópio”, conta Rui Agostinho, acrescentando que o instrumento terá capacidade para fazer espectroscopia e fotometria e será um ótimo instrumento de aprendizagem.

O diretor explicou ainda ao jornal que o instrumento não vai ser utilizado para fazer investigação científica porque a poluição da luz artificial do céu de Lisboa não o permite.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub